Publicidade

Estado de Minas ARTE

Famosa pintura de Rembrandt será restaurada ao vivo

A Ronda Noturna fica no museu Rijksmuseum, na Holanda


postado em 16/10/2018 17:40 / atualizado em 16/10/2018 17:26

A restauração da obra A Ronda Noturna, criada em 1642 pelo famoso pintor holandês Rembrandt, será restaurada ao vivo em 2019(foto: Rijksmuseum.nl/Reprodução)
A restauração da obra A Ronda Noturna, criada em 1642 pelo famoso pintor holandês Rembrandt, será restaurada ao vivo em 2019 (foto: Rijksmuseum.nl/Reprodução)

O famoso museu Rijksmuseum de Amsterdã, na Holanda, anunciou nesta terça, dia 16 de outubro, que será feita a restauração da obra A Ronda Noturna (Nightwatch), criada em 1642 pelo famoso pintor holandês Rembrandt. Porém, o processo será todo feito sob o olhar do público, além de ser transmitida ao vivo pela internet. A informação foi divulgada pela agência francesa de notícias AFP.

O projeto único, que começa em julho de 2019, permitirá aos amantes da arte observarem os bastidores do processo, que, normalmente, é feito em segredo pelos especialistas.

Segundo a AFO, a restauração da obra-prima do mestre holandês custará milhões de euros e poderá ser acompanhada pelos dois milhões de visitantes do museu.

O meticuloso trabalho de restauração também será transmitido pela web para que as pessoas do mundo todo possam ver, centímetro por centímetro – a obra possui 3,8 m de altura por 4,5 m de largura.

"A Ronda Noturna de Rembrandt é uma das pinturas mais famosas do mundo e achamos que devemos preservá-la para as futuras gerações", comenta Taco Dibbits, diretor-geral do Rijksmuseum, em entrevista à AFP. "Mais de dois milhões de pessoas por ano vêm ver a obra. É uma pintura que todo mundo adora, e nós sentimos que o mundo tem o direito de ver o que faremos com ela", completa Dibbits.

Como lembra a agência de notícias, o último trabalho de restauração do quadro foi realizado há 40 anos, depois que um homem com problemas mentais cortou a pintura com uma faca. Desde então, especialistas notaram que surgiu uma névoa branca em partes da Ronda Noturna, especialmente na área em torno do dano causado pela faca, onde se vê a figura de um cachorro.

Em 1642, Rembrandt Van Rijn recebeu o pedido do prefeito Frans Banninck Cocq, líder da guarda cívica de Amsterdã, para pintar a imagem dos oficiais e de outros membros da milícia saindo na vigília noturna – daí o nome da obra.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade