Publicidade

Estado de Minas POLÊMICA

Jesus Cristo era grego?

Documentário da Amazon questiona alguns fatos da Bíblia


postado em 12/02/2019 08:00 / atualizado em 12/02/2019 08:20

De acordo com o documentário Bible Conspiracies, disponível no serviço Prime Video, da Amazon, Jesus Cristo era, na verdade, o grego Apolônio de Tiana(foto: YouTube/Worldwide Multimedia/Reprodução)
De acordo com o documentário Bible Conspiracies, disponível no serviço Prime Video, da Amazon, Jesus Cristo era, na verdade, o grego Apolônio de Tiana (foto: YouTube/Worldwide Multimedia/Reprodução)

Jesus Cristo era, na verdade, um filósofo grego; e a Torre de Babel não foi destruída pela ira de Deus. Essas afirmações, que são extremamente polêmicas porque contradizem o livro sagrado do cristianismo, estão no documentário Bible Conspiracies (Conspirações Bíblicas, em tradução livre), disponível nos Estados Unidos, no Prime Video – serviço de streaming da Amazon, semelhante ao Netflix.

A produção, dirigida pelo australiano Philip Gardiner, foi lançada em 2016, mas ganhou atenção agora graças a uma reportagem publicada no site do tabloide britânico Daily Mail, que destaca os aspectos mais polêmicos do longa-metragem.

O primeiro ponto destacado pelo periódico diz que segundo o Bible Conspiracies, a história de Jesus Cristo, narrada no Novo Testamento, é, na realidade, a trajetória do filósofo grego Apolônio de Tiana, que viveu entre os anos 2 e 98 da Era Cristã.

O documentário argumenta que Apolônio é descrito na história como um homem que acumulou seguidores e se destacou por, supostamente, realizar milagres, exatamente como a Bíblia conta a vida de Jesus de Nazaré, que seria o filho de Deus na Terra.

Discípulo do famoso filósofo e matemático Pitágoras, Apolônio de Tiana teria, também, renunciado à carne, vinho e mulheres, como fez Jesus nos relatos da Bíblia, de acordo com o polêmico documentário. Ele era conhecido por andar descalço e ter barba e cabelos longos, aparência semelhante a do Cristo relatado pelo livro sagrado dos cristãos.

Torre de Babel

No trailer disponível no Amazon Prime Vídeo, o longa dirigido por Philip Gardiner (sem previsão de lançamento no Brasil) questiona, ainda, a história da Torre de Babel narrada na Bíblia em seu primeiro livro, o Gênesis. A estrutura foi construída no local em que a humanidade passou a viver após o Grande Dilúvio. Os descendentes de Noé queriam fazer a torre o mais alta possível, com a intenção de alcançar os céus. Mas, isso deixou Deus furioso e fez com que ele "atrapalhasse" os planos, dando diferentes línguas aos mroadores, que não conseguiram finalizar a obra.

Ainda conforme o Bible Conspiracies, foram encontrados vestígios arqueológicos em Borsipa, às margens do rio Eufrates, na região da antiga Suméria (atual Iraque) que pode ter sido o local da construção da Torre de Babel. Além disso, haveria referência à atuação de uma suposta raça alienígena conhecida como Anunnaki, que teria sido enviada à Terra por Deus para destruir a torre e guiar a humanidade.

Confira o trailer (em inglês) do polêmico documentário:

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade