Publicidade

Estado de Minas MISTÉRIO

Enfim a localização da lendária Atlântida?

Empresa diz ter encontrado a civilização descrita por Platão


postado em 04/12/2018 13:30 / atualizado em 04/12/2018 13:36

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Um dos maiores mistérios da humanidade é se a lendária civilização de Atlântida realmente existiu. Ela foi descrita pelo célebre filósofo e matemático grego Platão em suas obras Crítias e Timeu, datadas de cerca de 360 a.C, como sendo uma verdadeira "metrópole", com tecnologias extremamente avançadas para aquela época. Ainda de acordo com o célebre filósofo, Atlântida estava localizada numa ilha a 9,6 mil anos a.C, sendo extinta após afundar completamente no oceano em apenas um dia.

A história relatada por Platão desperta há milhares de anos o interesse de historiadores, caçadores de tesouros e teóricos da conspiração. Muitos, inclusive, já fizeram buscas no fundo do mar visando encontrar algum vestígio da mitológica cidade perdida, mas absolutamente nada sobre Atlântida foi, de fato, encontrado. Alguns chegaram a dizer que teriam descobrto supostas ruínas no fundo do oceano que estariam relacionadas à mítica civilização, mas essas afirmações sempre foram refutadas ou acabavam sendo corrigidas, já que se relacionavam a vestígios de antigas civilizações já conhecidas.

Porém, de acordo com o portal de notícias científicas Live Science, uma empresa britânica chamada Merlin Burrows, que é especializada em buscas submarinas e terrestres, afirma ter encontrado vestígios da Atlântida de Platão. Segundo Bruce Blackburn, diretor da empresa, em entrevista ao portal, a descoberta foi feita há dois anos, no oceano Atlântico, numa área próxima à Espanha, por meio de registros históricos e imagens de satélites, entre eles os equipamentos Landsat 5 e o Landsat 8, utilizados, inclusive, pela plataforma Google Earth.

Blackburn explica o motivo de ter demorado tanto para divulgar a suposta descoberta da cidade perdida: "Eu sabia que seria muito ousado afirmar que encontramos Atlântida. Estávamos preocupados com a repercussão porque algumas pessoas diriam se tratar de uma descoberta impressionante, mas a maioria poderia pensar que se tratava de mais uma notícia falsa".

O local

As supostas ruínas da mítica Atlântida encontradas pela Merlin Burrows estão localizadas na costa espanhola, próximo ao Estreito de Gibraltar, como revela Bruce Blackburn. Ao Live Science, ele afirma que a empresa chegou até lá após análises de dois textos de Platão, inclusive um que traz a descrição da localização da lendária cidade: "Em frente à 'boca' que vocês gregos chamam de Os Pilares de Héracles, havia uma ilha maior que a Líbia e a Ásia juntas", relata o famoso filósofo na obra Crítias.

As descobertas

Blackburn detalhou ao portal americano algumas das descobertas feitas por sua equipe no local onde supostamente estaria localizada Atlântida. Conforme o britânico, foram encontrados grandes círculos que seriam as bases de torres da cidade perdida, além de ruínas do que seria o "Templo de Poseidon", conforme consta nos textos de Platão.

O diretor da Merlin Burrows diz ainda que foram recolhidas amostras dos achados e todo o material foi enviado para análises laboratoriais na Itália. Os resultados, segundo ele, apontaram que os fragmentos são datados de 10 a 12 mil anos atrás.

Documentário

A expedição que teria descoberto a lendária cidade perdida foi registrada em vídeo. As imagens, gravadas por uma empresa especializada chamada Ingenio Films, vão se transformar num documentário, revela Bruce Blackburn. "Queremos apresentar a descoberta ao público e, ao mesmo tempo, torná-la rentável. O dinheiro que pretendemos ganhar com a venda e distribuição do documentário será revertido para a comunidade arqueológica", conta o diretor da Merlin Burrows ao Live Science.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade