Publicidade

Estado de Minas LITERATURA

Cem Anos de Solidão será transformado em série da Netflix

Livro é um dos principais do escritor colombiano Gabriel García Márquez


postado em 07/03/2019 11:46 / atualizado em 07/03/2019 11:48

(foto: Albert Gea/EM/D.A Press)
(foto: Albert Gea/EM/D.A Press)

Em comunicado divulgado na última quarta, dia 6 de março, a Netflix anuncia que vai produzir uma série baseada na obra Cem Anos de Solidão, do escritor colombiano Gabriel García Márquez (1927-2014), vencedor do Prêmio Nobel da Literatura em 1982 pelo conjunto da obra.

A série baseada na obra de García Márquez, que está em fase inicial e será filmada majoritariamente na Colômbia, terá os filhos do autor, Rodrigo e Gonzalo García, como produtores executivos da adaptação. Segundo a Netflix, a equipe do projeto será formada apenas por profissionais latino-americanos.

A plataforma comemora a novidade: "A primeira e única vez em mais de 50 anos que a família permitiu que o projeto seja adaptado para a tela". Em vida, Gabriel García Márquez sempre se opôs à adaptação do livro para obras audiovisuais.

"Durante décadas, nosso pai se mostrou reticente em vender os direitos cinematográficos de Cem Anos de Solidão porque acreditava que não podia ser feito com as limitações de tempo de um longa-metragem, ou que produzi-lo em um idioma diferente do espanhol não faria justiça a ele", comenta Rodrigo García no mesmo comunicado.

Publicado em 1967, Cem Anos de Solidão usa o estilo conhecido como realismo mágico, misturando fantasia e realidade ao contar a história de sete gerações da família Buendia, começando pelo patriarca José Arcadio Buendía e sua prima e esposa Úrsula Iguarán, no fictício povoado colombiano de Macondo.

A obra vendeu cerca de 50 milhões de exemplares e foi traduzida para 46 idiomas. Seu sucesso é considerado fundamental para o reconhecimento internacional do escritor, que foi um dos principais nomes latino-americanos entre os anos de 1960 e 1970, ao lado do peruano Mario Vargas Llosa e do mexicano Octavio Paz.

Gabriel García Márquez, cujas obras incluem Crônica de Uma Morte Anunciada (1981) e Amor em Tempos de Cólera (1985), morreu em abril de 2014 aos 87 anos.

(com Deutsche Welle)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade