Publicidade

Estado de Minas CURSO

Recordista sul-americana vem a BH para dar curso de mergulho

Carolina Schrappe, que está entre as melhores mergulhadoras do mundo, vai ensinar técnicas de apneia, o mergulho livre


postado em 03/08/2022 15:29 / atualizado em 04/08/2022 23:03

A mergulhadora Carolina Schrappe(foto: Instagram/@carolschrappe/Reprodução)
A mergulhadora Carolina Schrappe (foto: Instagram/@carolschrappe/Reprodução)
Estão abertas até o dia 10 de agosto as inscrições para o curso de apneia (mergulho livre), com a recordista sul-americana Carolina Schrappe, na Mar A Mar Escola de Mergulho, em Belo Horizonte. Serão quatro dias de aulas práticas e teóricas, de 11 a 14 de agosto. "É importante para gerar mais aquacidade, segurança. Você aprende a respirar melhor, otimiza sua respiração fazendo apneia", diz Carolina, que começou a mergulhar no final de 1999, quando era fisioterapeuta, em uma passagem rápida por Fernando de Noronha (PE) e não parou mais.

"Apaixonei pelo mergulho, comecei a estudar. Resolvi, literalmente, mergulhar de cabeça no mar, aperfeiçoar até me tornar profissional", conta a recordista sul-americana em várias categorias diferentes, de lastro variável à lastro constante sem nadadeiras. Ela vê nos treinos, na busca por conhecimento e no foco as razões de chegar aonde está. "Entender o seu corpo, ter autoconhecimento, e autocontrole mudam completamente o seu mergulho."

Tudo isto Carolina quer levar ao curso, que terá a primeira aula, na quinta-feira à noite, dia 11, on-line, e nos outros dias presenciais, com atividades teóricas e práticas. Ela lembra que o mergulho de apneia é a forma mais antiga de envolvimento do homem com a água, mas que as técnicas avançadas para a permanência em profundidades foram desenvolvidas nos anos 1980 e 90.

Quem pode participar? A recordista responde que qualquer pessoa, com idade mínima de 10 anos para curso freediver júnior e 16 anos para o normal. "Precisa ter boa saúde, não importa se você tem 21 ou 70 anos." Ela recomenda às pessoas que querem entrar para o mergulho a estudarem, entenderem o que estão fazendo.

"O mergulhar, a meu ver, não é só se jogar na água, mas perceber o que está acontecendo com o seu organismo, com o seu corpo. Entender o meio, estudar um pouquinho sobre o oceano, saber que a gente é quase um intruso ali. Então, tem que se adaptar, saber exatamente o que está fazendo", afirma Carolina Schrappe. Ela deixou a profissão de fisioterapeuta em UTI de um hospital e reabilitação de atletas em clínica especializada para se dedicar ao mergulho. "Chegou uma hora que eu tive que optar qual profissão seguir e decidi migrar para o mergulho porque acho que a qualidade de vida, toda a gratificação que tenho valem a pena."

São 10 vagas para o curso de apneia com Carolina Schrappe. "É destinado a quem quer iniciar na prática de mergulho livre", diz Carlan Lucas, coordenador de treinamento da Mar A Mar.

Curso de apneia com a recordista sul-americana Carolina Schrappe
Data: de 11 a 14 de agosto (5ª e 6ª feira à noite, sábado durante o dia e domingo de manhã)
Onde: Mar A Mar
Endereço: rua Piauí, 1.714, Savassi, Belo Horizonte
Mais informações sobre valor do curso e inscrições: (31) 99280-0194 / (31) 3225-0029

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade