Publicidade

Estado de Minas FAZ BEM

Pesquisa japonesa mostra benefícios do lúpulo para a saúde

O ingrediente da cerveja possui propriedades que podem ajudar no combate a resfriados e até à insônia


postado em 30/07/2013 11:53

Junto com o inverno, chegam também inúmeros agentes patológicos que ameaçam principalmente o sistema respiratório. O problema é ainda maior para quem vive em grandes cidades, já que as baixas temperaturas se juntam à poluição do ar e à queda da taxa de umidade relativa do ar. Entre os inúmeros alimentos que contribuem para o fortalecimento do organismo, pesquisa japonesa aponta que a cerveja pode ser uma aliada, claro, que se ingerida em pequenas doses.

O lúpulo, presente na cerveja, é uma planta usada para estabilizar os sabores e aromas da bebida e possui substâncias com ações anti-inflamatórias e antioxidantes, além de outros efeitos bioativos. Uma latinha de 350 ml contém teor de polifenóis semelhante a um cálice de de vinho tinto (112 mg vs. 124,9 mg, respectivamente). Quanto maior a quantidade dessa substância, maior as chances de prevenção de doenças.

Um estudo recente da Universidade Médica de Sapporo demonstrou que compostos do lúpulo são capazes de inibir a multiplicação de vírus que afeta o sistema respiratório, contribuindo para proteger o organismo contra a pneumonia, uma doença frequente nesta época do ano.

Além da atuação direta na inibição dos vírus causadores de infecções respiratórias, há evidências de que o consumo moderado de cerveja ainda traz benefícios para o sistema imunológico, tornando o organismo mais resistente contra algumas infecções. Pesquisadores europeus verificaram que o consumo diário de 330 ml de cerveja por mulheres e 660 ml por homens, no período total de um mês, aumentou a concentração de células de defesa do sistema imune nas mulheres, e a produção de anticorpos em ambos os sexos.

O lúpulo também é capaz de aumentar a atividade do neurotransmissor GABA – substância liberada pelos neurônios que diminui a ação do sistema nervoso, promovendo um efeito sedativo. A planta é uma alternativa possível para tratamentos de insônia e outros distúrbios do sono, que são condições associadas ao estresse e ao prejuízo da função do sistema imune.

Além de ser uma paixão nacional, a cerveja é uma bebida saborosa e agradável, que possui propriedades importantes e, quando aliada a uma rotina de hábitos saudáveis, alimentação balanceada e atividade física, pode trazer benefícios para a saúde. Vale lembrar da máxima: beba com moderação.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade