Publicidade

Estado de Minas NA MESA

Curso superior em gastronomia


postado em 07/11/2013 12:38

(foto: Samuel Gê)
(foto: Samuel Gê)

Iniciantes e iniciados no mundo da gastronomia têm, desde já, mais uma opção de formação em Belo Horizonte. Depois de Senac, Estácio de Sá e Faculdade Promove, o Centro Universitário UNA lança seu curso de graduação na área. Coordenado pelo gastrônomo Edson Puiati, com 26 anos de profissão e mais de duas décadas como professor no hotel-escola Senac Grogotó, em Barbacena (Puiati é uma das referências em gastronomia em Minas Gerais), o curso conta com laboratórios de análise microbiológica e de nutrição, onde acontecerão as aulas práticas. "Estamos aproveitando a estrutura de outros cursos relacionados, como biologia e nutrição, para darmos a nossos alunos uma formação teórica e prática mais sólida", destaca Puiati. As aulas acontecem no campus da rua Guajajaras, no centro, e começam na primeira semana de fevereiro de 2014.

(foto: João Carlos Martins)
(foto: João Carlos Martins)

Em busca de um ponto

Um tem 34 anos de vida. O outro, de profissão. De olho no crescimento do número de bons restaurantes e nos hotéis em construção em BH e seu entorno, o empresário Fúlvio Motta (D), à frente do Verano Studio Gourmet, e o representante comercial Luiz Henrique Duarte, especializado na venda de pratos, talheres, taças e porcelanas – e o que mais o serviço de restaurantes e hotéis precisar – resolveram abrir uma loja especializada no assunto. O nome está definido: ProMineiro Gourmet. O ponto, ainda não. A dupla estuda espaços na Savassi e no Gutierrez, onde funciona o restaurante de Fúlvio. "Vamos ter uma loja para atendimento de varejo, com porcelanas e produtos especiais, além de espaço gourmet com garçom. É um serviço que já existe em São Paulo, mas não em BH", assegura.

(foto: João Carlos Martins)
(foto: João Carlos Martins)

The L.A.B. e o selo da conspiração gastronômica

Ele passou por restaurantes em São Paulo e Europa, pelo Aurora, restaurante autoral que funcionou na Pampulha sob a batuta do chef Maurinho Bernardes, e pela risoteria Sorriso, no Lourdes, antes de abrir a própria casa, o The L.A.B. (sigla para Love, Art and Beauty Gastronomia), no Santo Antônio. Pouco mais de um ano depois, a casa, do chef Leandro Pimenta, tornou-se o primeiro restaurante de Belo Horizonte a receber o selo de certificação da Conspiração Gastronômica, entidade sem fins lucrativos criada pelos amantes da gastronomia Eduardo Maya, Eduardo Avelar e Ralph Justino. O objetivo é funcionar como uma certificação de origem, a exemplo do que acontece em diversos países da Europa. Além de Pimenta, receberam a certificação o empório De-Lá, na Savassi, a loja de quitandas Quitandarte, no Luxemburgo, e a cachaça Saideira, produzida em Brumadinho. Os selos foram entregues em um jantar realizado no Museu de Arte da Pampulha.

Pizzaria Verona abre as portas no anchieta

Uma parede de tijolos pronta para receber cartas de amor, inspirada na "Casa de Julieta", ponto turístico de Verona, é um dos detalhes que chamam a atenção na recém-inaugurada cantina e pizzaria que leva o nome da cidade italiana. A comuna da região do Vêneto, na Itália, é cenário da peça Romeu e Julieta, romance trágico publicado em 1595 por William Shakespeare – que, por sinal, nunca foi à cidade. Em Belo Horizonte, a casa, que fica na rua Pium-I, 1259, no bairro Anchieta, é comandada pelos empresários Wagner Gonçalves, Lílian Mesquita e Luis Eugênio Torres, sócios no restaurante AA Wine Experience, no Lourdes. A proposta é oferecer pizzas com ingredientes finos, como presunto de Parma, risotos e massas, além de uma bela carta de vinhos a preços convidativos, marca registrada do trio.

(foto: Henrique Falci/Divulgação)
(foto: Henrique Falci/Divulgação)

Novidades do Ah!Bon

A aplaudida carta de doces do Ah!Bon, rede com unidades no Lourdes e no BH Shopping, Patio Savassi e Diamond Mall, está passando por mudanças. O responsável pelas novas receitas é o chef espanhol Javier Guillén, especialista em chocolates, que esteve em BH durante o mês de novembro para desenvolver novidades e treinar o pessoal. O novo cardápio tem previsão de lançamento para o início de dezembro. De acordo com a proprietária da casa, Carolina Andrade, a renovação das receitas e o uso de ingredientes de primeira linha faz parte do DNA do restaurante. "A gente não pode parar".

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade