Publicidade

Estado de Minas PRODUTO

Refresco de verão

Com a proximidade da estação mais quente do ano, o limão é excelente aliado do paladar e da saúde


postado em 21/11/2013 15:54

Com as altas temperaturas chegando, que tal comer e tomar algo leve e bem refrescante? Nestas horas o limão é a melhor pedida, pois além de agradar paladar, é amigo da saúde, funcionando como antioxidante, cicatrizante natural, além de contribuir para a digestão de alimentos mais pesados. Também ajuda a prevenir várias doenças e a combater outras. Tudo nele é aproveitável.

No Brasil, existem algumas variedades da fruta como taiti, cravo, galego e siciliano. Sua ação está relacionada a substância chamada d-limoneno, presente em sua casca, um princípio ativo, que ajuda a combater a ansiedade. Segundo a especialista em nutrição, e professora da UFMG, Isabel Correia, a fruta é rica em vitamina C, que atua no metabolismo e limpeza do organismo. "Além disso, esta vitamina combate os radicais livres", revela. Mas nada de exageros: "Se a pessoa tiver dentes sensíveis, por exemplo, deve evitar o consumo em excesso, pois a acidez da fruta pode atacar o esmalte dos dentes", diz Isabel. Como dica, vale bochechar bem com água pura, depois de ingerir o suco. Outra dica é ingerir a bebida com canudo para evitar o contato com os dentes. Também não se esqueça de lavar as mãos com bastante água corrente, imediatamente após o manuseio da fruta, para evitar manchas na pele em contato com o sol.  

Saboroso, nutritivo, mas pobre em calorias, o limão é ideal para o preparo de receitas, principalmente no verão, pois é refrescante e digestivo. Aproveite.

Tipos mais comuns da fruta:

  • Limão galego – pequeno e suculento, possui casca fina, cor verde-clara ou amarelo-clara

  • Limão siciliano – grande, de casca enrugada e grossa, menos suculento e mais ácido que o galego

  • Limão taiti – tamanho médio, casca verde e lisa, muito suculento e pouco ácido

  • Limão-cravo (ou capeta) – semelhante a uma mexerica, tem casca e suco avermelhados e sabor acentuado. Bom para a produção de sucos, refrescos, refrigerantes, sorvetes, molhos e aperitivos

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade