Publicidade

Estado de Minas LANçAMENTO

Delícias mineiras à base de leite são registradas em livro

Fazendas & Sabores do Leite, produzido por Patrícia Soutto Mayor e Clesio Barbosa, destaca principalmente a produção de queijo nas fazendas do interior de Minas Gerais


postado em 15/05/2014 18:35 / atualizado em 20/05/2014 11:38

Conhecida por seu variado e apetitoso cardápio, a culinária mineira quase sempre é lembrada pelo tradicional queijo, que já ganhou inclusive o título de patrimônio cultural do Brasil. Para dar ainda mais destaque a essa verdadeira joia de Minas Gerais, os escritores Patrícia Soutto Mayor e Clesio Barbosa prepararam o livro Fazendas & Sabores do Leite, que será lançado em maio.

Os autores percorreram mais de seis mil quilômetros e visitaram doze cidades do estado, em busca de diferentes processos de obtenção e transformação do leite em subprodutos. "Visitamos dos pequenos aos grandes pecuaristas, e tivemos a oportunidade de acompanhar a produção do queijo com leite de vaca, ovelha, búfala e cabra", comenta Patrícia Soutto Mayor.

Com 200 páginas, o livro traz 74 receitas, selecionadas por Patrícia, e textos de Clesio Barbosa, que contam um pouco a história de 12 fazendas e cidades como Arcos, Itaúna, Pompéu e Rio Piracicaba. O leitor vai encontrar mais de 80 imagens – registradas pelos fotógrafos Rogério Franco e Odilon Nicolau ao longo da viagem –, que ilustram bem os cenários encontrados pelos escritores. O texto de abertura foi escrito pelo ex-governador de Minas, Antonio Anastasia. Fazendas & Sabores do Leite foi lançado em Belo Horizonte no dia 20 deste mês, no Palácio da Liberdade.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade