Publicidade

Estado de Minas SAúDE

Uma cerveja por dia faz bem à saúde, diz nutricionista

O consumo moderado da bebida traz benefícios para o organismo, sobretudo para o sistema cardiovascular. Uma latinha por dia para as mulheres e duas para os homens são a quantidade ideal. Mais do que isso passa a ser prejudicial


postado em 11/11/2014 15:32 / atualizado em 20/05/2015 12:37

Se forem respeitadas as doses recomendadas, a cerveja ajuda a prevenir problemas cardiovasculares, desacelera o envelhecimento, favorece o sistema imunitário e a saúde dos ossos. Contudo, todos esses benefícios só fazem a diferença no organismo se as doses recomendadas da bebida forem acompanhadas por uma alimentação equilibrada e exercício físico.

Quem garante é a nutricionista Vanessa Pimentel. Além disso, segundo a especialista, quebra-se o mito de que a cerveja engorda: "A cerveja é uma bebida saudável e que faz parte da dieta do homem desde os tempos ancestrais. É muitas vezes olhada de forma injusta como sendo inferior ao vinho. Apesar de tudo, quando consumida com moderação, ela faz bem à saúde. Reduz o colesterol, melhora o sistema imunológico, é antioxidante e, contrariamente ao que a maioria das pessoas pensam, na medida certa, não engorda", diz.

O consumo moderado de cerveja, ao contrário do que acontece com seu uso exagerado, pode proteger as pessoas de doenças cardiovasculares, como por exemplo, ataques cardíacos e algumas formas de trombose, conforme já foi demonstrado em estudos recentes. Deste modo, estima-se que a ingestão de 30 gramas de álcool por dia (cerca de 3 copos de cerveja), pode reduzir o risco de doenças coronárias em 25%.

A explicação para esses benefícios se deve por que aumenta a quantidade de colesterol bom no sangue (HDL), diminuindo, assim, o risco de doenças. Segundo os pesquisadores, dois copos de cerveja por dia (20 gramas de álcool) pode aumentar o HDL em até 4%. É claro que o consumo em excesso não vai fazer este valor subir, ao contrário, provoca vários problemas sérios no organismo, além, claro, de levar á dependência.

"Outra explicação para os benefícios da cerveja está baseada para a ideia de que ela ajuda a reduzir o aparecimento de coágulos no sangue, devido ao álcool. Outras investigações foram efetuadas no sentido de se aferir a influência do consumo bebida relacionado a certos tipos de doenças. Com isso, foram obtifos resultados que evidenciam que o consumo moderado de cerveja ou vinho pode proteger contra a formação de pedra na vesícula, osteoporose e até a diabetes", conta Vanessa Pimentel.

Vale lembrar que o fato de bebermos dois copos de cerveja por dia não vai evitar o aparecimento de qualquer uma das doenças mencionadas. Outros fatores como o controle de peso, uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos regulares são essenciais para uma melhor qualidade de vida.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade