Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Laranja vermelha ajuda a reduzir circunferência abdominal

A fruta típica da Itália possui componentes que colaboram com a redução da gordura localizada


postado em 25/06/2015 11:39

De acordo com a especialista, a laranja vermelha ou moro possui a antocianina C3G, que ajuda a diminuir o acúmulo de gordura no corpo(foto: Healthbenefitstimes.com/Reprodução)
De acordo com a especialista, a laranja vermelha ou moro possui a antocianina C3G, que ajuda a diminuir o acúmulo de gordura no corpo (foto: Healthbenefitstimes.com/Reprodução)
A laranja é uma das frutas mais populares entre os brasileiros e todos sabem dos seus benefícios para saúde. Originária da Sicília, nas áreas em torno do vulcão Etna, a laranja vermelha, porém, ainda é pouco conhecida por aqui, mas é muito rica em vitamina C, um excelente oxidante.

A fruta, que é semelhante à toranja, possui flavonoides e antocianinas. "São substâncias que têm como principal característica a diminuição do tamanho da célula gordurosa. Além disso, elevam a sensibilidade à insulina, metabolizando o açúcar circulante no sangue de forma mais eficiente. Ao mesmo tempo, reduz o triglicéride, que é a gordura que se encontra dentro dos adipócitos e, por conseguinte o colesterol total", explica a nutróloga Sylvana Braga.

De acordo com a especialista, os polifenóis do extrato da laranja vermelha – também chamada de laranja moro –, principalmente a antocianina C3G, atuam no controle do transporte da gordura para dentro dos adipócitos (célular armazenadoras que ajudam a controlar a temperatura corporal). A vitamina C, ou ácido ascórbico, por sua vez, auxilia na redução da inflamação local.

"Para o emagrecimento, é necessário que aconteça a redução do volume de gordura corporal. A célula gordurosa funciona como uma glândula que se multiplica e fica sedenta de carboidratos circulantes. Há, nos obesos, uma grande quantidade de células gordurosas e uma diminuição da saciedade. A satisfação é estimulada por um hormônio chamado leptina, entretanto, nestes pacientes, a produção é grande, mas de baixa qualidade", diz a médica.

Vale lembrar que a redução na circunferência abdominal é um dos fatores que ajuda a manter a boa saúde e a maior longevidade. "Assim, é possível prevenir cânceres, hipertensão arterial e doenças cardíacas", completa Sylvana Braga.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade