Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Conhece a 'planta ovo'?

Apesar de aparência inusitada, a espécie é parente de um legume bem conhecido


postado em 31/07/2015 11:51 / atualizado em 31/07/2015 11:56

A 'planta ovo' não recebeu esse nome à toa. Além da aparência exótica, ela não é comestível, sendo muito usada no paisagismo(foto: Divulgação)
A 'planta ovo' não recebeu esse nome à toa. Além da aparência exótica, ela não é comestível, sendo muito usada no paisagismo (foto: Divulgação)
O que acha de ter uma plantação de 'planta ovo' no quintal de casa? Antes que você pense que se trata de uma mistura de galinha com algum vegetal, saiba que o nome popular da espécie se deve à aparência dos frutos. A Solanum ovigerum é original da Índia, e como o próprio nome informa, os frutos se parecem com os tradicionais ovos brancos.

Além de ter essa aparência bem inusitada, a 'planta ovo' pertence á mesma família da da berinjela e do jiló. Trazida para o Brasil pelos imigrantes japoneses, seu período de germinação é bem curto, e após dois meses já começa a dar flores, que se parecem com as da abóbora. O tempo de vida dessa planta exótica também é reduzido, chegando a apenas 12 meses.

Como o sabor da 'planta ovo' é extremamente amargo, ela não é recomendada para consumo humano, sendo utilziada como ornamento e em projetos de paisagismo.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade