Publicidade

Estado de Minas INOVAÇÃO

Pesquisa desenvolve corante a partir da polpa do açaí

O corante natural pode ser usado na pigmentação de alimentos e cosméticos


postado em 29/06/2016 08:42

Pesquisadores do Amazonas conseguiram extrair um corante do açaí que é rico em antocianina, um importante antioxidante(foto: Monique Renne/CB/D.A Press)
Pesquisadores do Amazonas conseguiram extrair um corante do açaí que é rico em antocianina, um importante antioxidante (foto: Monique Renne/CB/D.A Press)
Um estudo desenvolvido no Brasil usa a polpa do açaí, fruto típico da região da Amazônia, como corante natural para aplicação em cosméticos e alimentos. A pesquisa, que durou um ano, foi desenvolvida na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

De acordo com o Emerson Lima, professor da Ufam e orientador da pesquisa, foi possível produzir um extrato hidrossolúvel (solúvel em água) a partir da polpa do açaí que pudesse ser rico em antocianinas, pigmentos naturais conhecidos e presentes também em outras frutas – é um importante antioxidante.

A extração desse pigmento ainda é um processo que está em desenvolvimento e a exploração biotecnológica ainda requer mais estudos, explica o pesquisador. Ele conta que o corante produzido se mostrou estável, preservando a cor, e pode ser aplicado na pigmentação de alimentos e cosméticos. "Conseguimos ver também alguns aspectos dessa estabilidade como a extração em diferentes condições de luz, temperatura e pH e que ele pode ser armazenado. Então, nós chegamos ao mais importante, que é um alto teor de antocianinas", explica o professor.

A estudante Rebekka Danielle Silva, responsável pela pesquisa, diz que fez uma comparação do produto com os pós comercializados em alguns empórios de Manaus e detectou a falta de propriedades descritas no rótulo do produto. "Hoje em dia se fala muito em vida saudável, mas encontramos nos pós comerciais a falta de propriedades como oxidantes que fazem bem para o corpo. Comparamos com o de açaí feito pela nossa equipe e o nosso preservou as propriedades nutricionais, o que é bom para a saúde", conta Rebekka.

Na prática

O estudo desenvolvido já ultrapassa as portas do laboratório. Atualmente, a equipe de pesquisa em parceria com a empresa Bombons Finos da Amazônia analisa a utilização do corante natural de açaí na confecção de bebidas.

"Eles querem desenvolver uma bebida de açaí. Queremos fazer uma escala maior sobre esse estudo para que esse produto possa ser aplicado na indústria e possa ter outros usos no mercado", afirma o professor Emerson Lima.

(com Agência Fapeam)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade