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Estado de Minas CURIOSIDADE

Cacho de uvas é vendido por R$ 36,3 mil no Japão

O produto participou de um leilão na cidade de Kanazawa e cada uva terminou avaliada em mais de R$ 1 mil


postado em 11/07/2016 15:19

Um cacho com 30 uvas da variedade rubi romana foi leiloado na cidade de Kanazawa, no Japão, pela
Um cacho com 30 uvas da variedade rubi romana foi leiloado na cidade de Kanazawa, no Japão, pela "bagatela" de US$ 11 mil (cerca de R$ 36,3 mil) (foto: Flower Garden/Kyodo/Divulgação)
Produtos raros e muito procurados costumam ter um valor agregado bem alto, como é o caso do caviar (ovas) de esturjão e da trufa branca (tipo de fungo). Mas, o que acha de um cacho de uvas ser arrematado num leilão por US$ 11 mil (cerca de R$ 36,3 mil)? Pois é, o curioso preço da fruta foi alcançado na cidade de Kanazawa, que fica na região de Chubnu, no centro do Japão.

O valioso cacho é composto por 30 uvas da variedade rubi romana, considerada ultradoce e muito apreciada pelos japoneses. Cada uma dessas frutas possui o tamanho parecido com o de uma bola de ping pong, pesando cerca de 20 g. Além disso, o grande diferencial do produto é seu teor de açúcar, que chega no mínimo a 18%. Vale lembrar que a variedade rubi romana foi introduzida no Japão em 2008 e são produzidas em Ishikawa, que também fica na região de Chubnu.

As frutas leiloadas em Kanazawa foram adquiridas por Takamaru Konishi, dono de supermercado e famoso comprador de frutas premium. Segundo contou à imprensa local, as uvas, que custam mai de R$ 1 mil cada, serão expostas na vitrine de sua loja e, em seguida, oferecidas gratuitamente a seus clientes mais prestigiados.

Esta não é a primeira vez em que frutas são vendidas por preços exorbitantes no Japão. Em 2015, uma melancia foi arrematada por mais de R$ 11 mil, enquanto dois exemplares de melões da variedade yubari, típica desse país oriental, terminaram um leilão avaliados em quase R$ 50 mil. Apesar de parecer loucura para os padrões brasileiros, leilões desse tipo são comuns no mercado japonês e costumam ser feitos para chamar a atenção da mídia e dos consumidores para os produtos especiais cultivados no país.

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