
A suculência e o suposto sangue do hambúrguer criado pela Impossible Foods se devem ao ingrediente chamado leg-hemoglobina, que é uma proteína vegetal retirada das raízes de plantas leguminosas da família das fabácias. Por ser rica em moléculas hemo (formadas por ferro), ajuda a dar a cor vermelha típica das carnes provenientes de animais. Além disso, o sanduíche leva ainda proteína do trigo, que ajuda a dar maciez; óleo de coco para o sabor "gorduroso"; e fécula de batata, que deixa o hambúrguer vegetal frito com aparência do encontrado num fast food.

"Embora seja responsável por apenas 1% de todos os ingredientes, por ser capaz de catalizar as reações químicas que transformam nutrientes em sabor, a leg-hemoglobina dá ao hambúrguer seu inconfundível aroma de carne", diz a Impossible Foods em nota à imprensa.
Segundo o bioquímico Patrick O. Brown, CEO da IF, publicou na conta oficial da empresa no Facebook, a intenção é que o inovador hambúrguer vegano seja lançado até o final de 2016. "Estamos ansiosos para que vocês o provem, mas não estamos correndo contra o tempo", diz o cientista.
Enquanto isso, assista, abaixo, a um vídeo com o incrível hambúrguer totalmente vegetal:
(com LiveScience)