Publicidade

Estado de Minas SAÚDE | ALIMENTAÇÃO

Saiba comprar frutas e verduras de acordo com cada época do ano

Escolher produtos de feira no mês certo traz benefícios à saúde e ao bolso. Confira as dicas


postado em 21/03/2017 10:31 / atualizado em 21/03/2017 11:28

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Não há como almejar uma vida saudável e não incluir na rotina produtos frescos do hortifrúti. Obviamente, a escolha do que colocar no prato parte do paladar de cada um, mas quem está em busca do bem-estar precisa levar em conta outro fator crucial na seleção de frutas e legumes. Trata-se do período do ano. Normalmente mais baratos, os produtos da estação têm mais que preço baixo e beleza a oferecer. "Quando a fruta, legume ou hortaliça é produzido na época dele, concentrará mais nutrientes, e isso é o melhor para o corpo", explica a nutricionista Marina Wardi, do Conselho Regional de Nutricionistas de Minas Gerais.

Nesse sentido, pode haver uma tendência natural a optar pelas frutas mais apetitosas nas gôndolas, mas nem sempre esse é o caminho certo. Devido ao uso de agrotóxicos, itens aparentemente bonitos enganam os consumidores. "A fruta terá aspecto bom, mas em relação a vitaminas e minerais não será a mesma coisa", ensina Marina. "O agrotóxico interfere no valor nutricional, bloqueia o crescimento normal do fruto. Há estudos que o relacionam até com o aparecimento de cânceres." Em direção contrária, o que é plantado e colhido no melhor período anual até dispensa o uso de substâncias tóxicas. Na boca, o sabor fica mais apurado e a doçura, se for o caso, sobressai.

O melhor é pesquisar as tendências apresentadas pelos centros de abastecimentos. Os órgãos, como CeasaMinas, fazem previsões tomando como base os anos anteriores. São recomendações que não podem ser levadas ao pé da letra porque os hortifrútis são afetados por mudanças climáticas (veja no quadro as tendências atuais) e comportamentais, mas são ótimo indicativo. "As alterações climáticas, como falta ou excesso de chuva, são impactantes aos produtores, que esperam uma coisa que pode não vir. Quando isso acontece, acaba influenciando no crescimento das frutas e hortaliças", ensina Marina.

Para quem tem a fruta em grande quantidade, a nutricionista sugere congelar a polpa ou os pedaços. "Elas duram entre um e três meses", diz. "A geleia também tem boa duração." Mas consumir in natura é a melhor opção. Por isso, quem pode ir sempre à feira tem vantagem. "Faço as compras às terças e sextas. Já saio de casa com a lista pronta, mas sempre olho os produtos da época", diz a empresária e bióloga Márcia Brant, que frequenta as feiras de hortifrúti do Belvedere. A aposentada Maria do Rosário Torres também é cliente assídua. "Compro só o que preciso de acordo com o preço e a qualidade", afirma. "Agora, por exemplo, é época de manga-ubá, que vem superdoce. Se não olhar o que é de época, fica difícil." Abrir o paladar para não abrir mão da saúde (nem do dinheiro) é o mais fácil a se fazer.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade