Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Não deixe de consumir alimentos funcionais

Entenda como alguns produtos podem ajudar nosso organismo de forma natural


postado em 28/09/2017 09:38

O iogurte é um exemplo de alimento funcional, já que contém probióticos que ajudam no funcionamento adequado do intestino(foto: Pixabay)
O iogurte é um exemplo de alimento funcional, já que contém probióticos que ajudam no funcionamento adequado do intestino (foto: Pixabay)
O hábito de se alimentar bem garante vários benefícios para a saúde. Portanto, consumir produtos naturais ricos em propriedades bioativas no dia a dia ajuda no melhor funcionamento do organismo, além de prevenir doenças. Essas qualidades são encontradas nos alimentos chamados funcionais.

Segundo a nutricionista Hellena Zago, ao serem incorporados à dieta, os alimentos funcionais, além da qualidade nutricional, produzem alguns efeitos metabólicos e fisiológicos que são positivos ao organismo. "São diversos os benefícios quando consumidos de forma regular, juntamente com uma vida saudável", comenta a especialista.

A nutricionista cita alguns benefícios dos alimentos funcionais: ação antioxidante; proteção de órgãos vitais (fígado, cérebro, rins, sistema cardiovascular) e da visão; efeito bactericida, antidepressivo e anticancerígeno; e prevenção de doenças como diabetes, hipertensão arterial e dislipidemias.

Além dos produtos funcionais naturais, há também os industrializados. Hellena Zago esclarece que, apesar dos industrializados serem considerados funcionais, eles não têm a mesma eficácia. "Alguns alimentos industrializados, chamados de nutracêuticos, também podem ser considerados funcionais, entretanto, suas concentrações de nutrientes funcionais são muito baixas, o que não os tornam tão eficazes quanto os naturais", esclarece a especialista.

O consumidor deve ficar de olho em produtos que contenham: ácidos graxos (linoléico, ômega 3 e 6 e limonóides); fibras e probióticos (lactobacilos e bifidobactérias); compostos fenólicos (resveratrol, isoflavona e zeaxantina); carotenoides (betacaroteno, licopeno, luteína)

Ainda de acordo com a nutricionista, o consumo dos alimentos funcionais não acarreta nenhuma contra-indicação, já que são naturais. Portanto, ela alerta que o seu uso é liberado, desde que estejam associados a uma dieta adequada. Por isso, é valido seguir a orientação de um profissional da área, para que inclua na alimentação a quantidade correta e com a frequência adequada. Só assim se obtém os efeitos positivos para o organismo.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade