Artrite reumatoide pode ser tratada por meio de alimentos

Confira uma lista de produtos que ajudam a minimizar os danos dessa doença das articulações

por Marcelo Fraga 20/03/2018 08:45

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(foto: Pixabay)
A artrite reumatóide é uma doença crônica que inflama as articulações, causando dor e, até mesmo, afetando a coordenação motora, geralmente, entre os 30 e 40 anos de idade, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia. Ainda conforme a entidade, as mulheres têm duas vezes mais chances de desenvolver esse problema de saúde em compração com os homens.

Infelizmente, a ciência ainda não descobriu a causa nem a cura da artrite, mas é sabido que uma dieta saudável, rica em vegetais e frutas, pode ajudar a evitar doenças, incluindo esse tipo de reumatismo. Quem concorda com essa constatação é a Arthritis Foundation, organização sem fins lucrativos, de combate à doença, sediada em Atlanta, nos Estados Unidos.

A ONG, em entrevista para o jornal britânico Daily Express, enumera seis tipos de alimento que, se consumidos regularmente, podem ajudar a reduzir os sintomas da artrite:

Peixe
Os peixes contém antinflamatórios naturais, incluindo o ômega-3 e devem ser consumidos, pelo menos, duas vezes por semana, de acordo com a entidade americana. Salmão, atum e sardinha são os peixes mais recomendados e ricos nesse nutriente.

Frutas e vegetais
Cereja, amora, morango, espinafre, couve e brócolis estão entre as frutas e vegetais que contém mais antioxidantes. Eles ajudam a fortalecer o sistema imunológico e podem atuar no combate às inflamações causadas pela artrite, diz a ONG.

Nozes
Nozes, pinhões, pistache e amêndoas também são aliados no combate aos sintomas da artrite. De acordo com a Arthritis Foundation, esses alimentos são repletos de gordura monoinsaturada, proteína e fibras, que, inclusive, auxiliam na perda de peso.

Cebola
A organização americana recomenda, ainda, a inclusão da cebola na alimentação regular, pois elas possuem antioxidantes valiosos para evitar, ou ajudar, a tratar as dores provenientes da artrite reumatoide.

Feijões
Os feijões, de qualquer tipo, são uma "excelente fonte de antiinflamatórios naturais", segundo a Arthritis Foundation. Comer o equivalente a dois copos deste alimento por semana já seria o suficiente para combater o problema nas articulações. "O feijão é fonte de baixo fibra, proteína, ácido fólico e minerais, como magnésio, ferro, zinco e potássio".

Azeite
A ONG indica também um alimento já famoso por seus benefícios, o azeite, desde que seja o do tipo extravirgem. Ele contém gorduras monoinsaturadas que fazem bem para o coração, além de antioxidantes e oleocanthal – um composto com potencial para diminuir a inflamação e a dor causadas pela artrite. Duas a três colheres de azeite, diariamente, é a recomendação dos americanos. Não é à toa que esse óleo faz parte da chamada dieta mediterrânea.

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