Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Comer frutas e verduras cruas é melhor para o cérebro

Estudo comprova benefícios dos vegetais in natura


postado em 18/04/2018 16:45 / atualizado em 18/04/2018 16:49

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Existem inúmeras dietas que prometem ajudar nossa saúde. Frutas e verduras, com certeza, fazem parte das recomendações da maioria dos nutricionistas e nutrólogos. Mas, de acordo com um novo estudo, apenas os vegetais crus têm capacidade de trazer benefícios reais para o organismo, especialmente para o cérebro.

A pesquisa realizada pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia, analisou os hábitos alimentares de 400 jovens adultos, com idades entre 18 e 25 anos. Segundo os cientistas, a opção por essa faixa etária se deu porque essas pessoas têm hábito de consumir poucas frutas e verduras e de serem as principais vítimas de problemas mentais. O resultado foi publicado no periódico científico Frontiers in Psychology no dia 10 de abril.

"Nosso estudo mostra como o consumo de frutas e verduras em suas formas 'originais' é fortemente associado à melhor saúde mental, em comparação com esses alimentos cozidos, enlatados ou processados", comenta a fisiologista Tamlin Conner, principal autora da pesquisa, em entrevista para o site da universidade neozelandesa.

A pesquisadora lembra que muitas campanahs de saúde recomendam o consumo de cinco porções de vegetais por dia, mas não especificam a forma como devem ser ingeridas. Para ela, todas as formas de preparos que não utilizam as frutas ou verduras cruas podem causar a perda substancial de nutrientes. "Isso faz com que seja limitada a oferta de nutrientes essenciais para nossas funções emocionais", afirma Conner.

"Controlando as demais variáveis, o consumo de vegetais crus reduziu os níveis de sintomatologia de doenças mentais, como depressão, e melhorou os níveis de bem-estar psicológico, incluindo bom humor e satisfação com a vida. Esses benefícios para a saúde mental foram reduzidos significativamente com frutas e vegetais cozidos, enlatados e processados", esclarece a fisiologista neozelandesa.

A cientista cita alguns vegetais que devem ser comidos crus:

  • Tomates

  • Cenouras

  • Brócolis

  • Couve-flor

  • Couve de Bruxelas

  • Repolho

  • Couve

  • Berinjela

  • Pimentão vermelho

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade