Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Dieta saudável reduz risco de Alzheimer

Especialmente o consumo de peixes e vegetais, de acordo com novo estudo


postado em 08/04/2019 13:10 / atualizado em 08/04/2019 13:10

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Um estudo publicado em março deste ano no periódico científico Annual Review of Food Science and Technology mostra que uma dieta rica em nutrientes (com frutas, verduras e peixes) desempenha um papel fundamental na proteção da saúde do cérebro e na redução do risco do Mal de Alzheimer. A informação foi divulgada pelo jornal irlandês Irish Examiner.

Os cientistas do Instituto de Tecnologia de Waterford, do Hospital Universitário de Waterford e da Fundação Howard, todos do Reino Unido, avaliaram pacientes diagnosticados com Alzheimer (estágio leve e moderado) por um período de 18 meses, levando em conta os efeitos nutricionais de alimentos comuns como truta, brócolis e pimentão.

De acordo com o Irish Examiner, os participantes apresentaram resultados positivos, incluindo benefícios funcionais na memória, na visão e no humor, depois de tomarem suplementos nutricionais contendo óleo de peixe, em oposição aos que não receberam a substância. A ingestão de carotenoides, como o betacaroteno contido na cenoura, também se mostrou benéfica.

"A pesquisa trouxe algumas informações novas ligadas a pontos conhecidos da dieta mediterrânea, cujos componentes e moléculas de seus alimentos realmente podem desempenhar um papel importante na saúde da retina e do cérebro", comenta o pesquisador John Nolan, do Instituto de Tecnologia de Waterford, citado pelo jornal.

Para o cientista, os resultados mostram que a dieta rica em nutrientes desempenha um papel essencial na diminuição dos riscos de desenvolvimento do Mal de Alzheimer. "Eu acho que a modificação da dieta juntamente com a otimização do estilo de vida e do bem-estar podem representar de 40 a 50% do risco. É claro que a genética e outros fatores desempenham papel importante, mas os fatores de risco modificáveis, principalmente ligados à dieta e ao estilo de vida, são essenciais se quisermos ter algum tipo de impacto em doenças como o Alzheimer", afirma Nolan.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade