Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Gengibre e açafrão-da-terra são anti-inflamatórios naturais

Os dois temperos ajudam a prevenir muitas doenças sérias


postado em 08/05/2018 09:25 / atualizado em 08/05/2018 10:09

Muita gente não sabe, mas o gengibre e o açafrão-da-terra são
Muita gente não sabe, mas o gengibre e o açafrão-da-terra são "parentes" e possuem ação anti-inflamatória, ajudando contra doenças como atrose e atrite reumatoide (foto: Pixabay)
Alguns ingredientes usados para dar sabor às refeições também são aliados da saúde. É o caso do gengibre (Zingiber officinale), que é originário da Ásia (ilha de Java, Índia e China) e do açafrão-da-terra ou cúrcuma (Curcuma longa), que também é proveniente de países asiáticos. As duas especiarias, que são da mesma família (Zingiberaceae), desempenham papel importante na prevenção e no tratamento de doenças, em especial as que causam inflamação no corpo.

De acordo com a nutricionista Roberta Cassani, esses condimentos naturais possuem ação anti-inflamatória no organismo. "Estudos demonstram que a curcumina, principal princípio ativo da cúrcuma ou açafrão-da-terra, tem efeito nas etapas da via inflamatória principalmente para a artrite reumatoide, inflamação crônica em uma ou mais articulações. Já o gengibre, pode ser usado no tratamento da região da garganta e estômago", comenta a especialista.

A dica da nutricionista é utilizar os condimentos naturais como substitutos dos temperos prontos. "As combinações desidratadas são as mais interessantes pela sua praticidade e duração maior, além de manter as propriedades naturais", afirma Cassani.

O gengibre ainda é fonte de minerais, como potássio e cálcio, de fibras, de proteínas e de vitaminas C e B6. O açafrão também é rico nesses nutrientes, especialmente ferro, cálcio e potássio.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade