Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Já ouviu falar na dieta keto, a nova 'queridinha' das celebridades?

Novo método restritivo proíbe carboidratos e libera as gorduras


postado em 21/05/2018 10:29 / atualizado em 21/05/2018 10:49

Na dieta keto, estão proibidos os carboidratos, mas é possível comer todos os tipos de gordura, especialmente as provenientes das carnes(foto: Pixabay)
Na dieta keto, estão proibidos os carboidratos, mas é possível comer todos os tipos de gordura, especialmente as provenientes das carnes (foto: Pixabay)
Quase todo mundo conhece alguma dieta considerada "milagrosa" para a perda dos quilinhos que estão sobrando ou para manter a boa forma. Afinal, de tempos em tempos, surge uma nova "dieta da moda". A bola da vez, e que virou "queridinha" das celebridades, está sendo chamada de dieta "keto". A informação foi divulgada pelo tabloide britânico Daily Express.

Segundo o periódico, esse tipo de alimentação regrada funciona por meio da redução da ingestão de carboidratos, com a consequente queda nos níveis de insulina. Neste caso, o fígado passa a liberar ácidos graxos (lipídios) que reagem com moléculas ruins presentes no corpo (chamadas de cetonas), o que causa a destruição dos dois compostos. Com isso, os carboidratos, que, normalmente, seriam usados na geração e no armazenamento de energia pelo organismo, são eliminados, forçando a queima rápida da gordura estocada para que o funcionamento do corpo se mantenha adequado.

A dieta keto seria similar a um outro método restritivo, conhecido como cetogênico, porém, é considerado mais fácil de seguir, de manter e que possui resultados mais imediatos, conforme o Daily Express. Muitas celebridades já teriam aderido à keto, entre elas, as atrizes americanas Halle Berry e Megan Fox, além da socialite Kourtney Kardashian e da modelo brasileira Adriana Lima, "angel" da grife internacional Victoria's Secret.

Por dentro da dieta

O carboidrato é o nutriente que sofre a maior restrição na nova dieta. Segundo o jornal britânico, a ideia é ingerir menos de 20 g desse composto por dia. Ou seja, pães, arroz comum e macarrão não devem fazer parte do cardápio de quem segue a keto.

Por outro lado, a "dieta das celebridades" permite a ingestão de alimentos normalmente considerados "proibidos" por outros métodos restritivos, como carne vermelha, creme de leite, maionese, ovos e manteiga. Isso porque, de acordo com o Daily Express, a ideia é que a alimentação diária de quem segue a keto seja quase totalmente composta por gordura – o índice diário de ingestão de lipídios varia de 80 a 90%.

Apesar das dietas restritivas sempre serem objeto de controvérsia, a matéria do tabloide britânico mostra que o aumento da popularidade da keto estaria ligado a pesquisas científicas recentes que associaram o novo modelo alimentar a benefícios para a visão e para a saúde mental, sendo capaz de evitar cegueira e doenças como depressão, transtorno bipolar e demência.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade