Publicidade

Estado de Minas INTERNACIONAL

Morre o chef americano Anthony Bourdain

Ele era uma celebridade da gastronomia e chegou a visitar Minas Gerais em 2016


postado em 08/06/2018 10:28 / atualizado em 08/06/2018 10:47

O chef americano Anthony Bourdain, famoso por seu modo descontraído de apresentar a culinária em diferentes cidades do mundo, foi encontrado morto nesta sexta, dia 8 de junho(foto: Instagram/anthonybourdain/Reprodução)
O chef americano Anthony Bourdain, famoso por seu modo descontraído de apresentar a culinária em diferentes cidades do mundo, foi encontrado morto nesta sexta, dia 8 de junho (foto: Instagram/anthonybourdain/Reprodução)
Os amantes da boa gastronomia amanheceram assustados com a notícia da morte do chef americano Anthony Bourdain, famoso por seus programas exibidos na TV paga. Segundo notícia divulgada pelo canal americano CNN, o cozinheiro de 61 anos se suicidou nesta sexta, dia 8 de junho. "É com grande tristeza que confirmamos a morte do nosso amigo e colega Anthony Bourdain", informa a rede de TV em comunicado enviado à imprensa.

Bourdain estava na França gravando mais um episódio da série Parts Unknown, que é exibida pela própria CNN. Ele foi encontrado inconsciente por um amigo próximo, o também chef e apresentador francês Eric Ripert, no quarto do hotel, conforme informação da rede americana. A aclamada série de gastronomia estava em sua 11ª temporada – estreou no mês passado nos Estados Unidos.

O chef americano ganhou fama na TV e se tornou uma das caras mais conhecidas do mundo da gastronomia, ainda mais por ter uma abordagem descontraída, ao contrário de nomes como o inglês Gordon Ramsay, que são bem mais austeros. Anthony Bourdain fazia questão de mostrar a comida de rua e de estabelecimentos não tradicionais de cidades em todo o mundo. Além disso, ele também costumava falar sobre a cultura e os hábitos de cada localidade que visitava.

"Feijão tropeiro, talvez o mais famoso prato em Minas. Feijão, farinha de mandioca, carne curada e, se tiver sorte, ovos frescos", diz Bourdain em trecho do episódio sete da oitava temporada de Parts Unknown, gravado em 2016. Na ocasião, ele visitou Belo Horizonte e algumas cidades de Minas Gerais para mostrar nossa culinária, considerada "comfort food" (comida caseira) por ele. O chef belo-horizontino Leonardo Paixão, do restaurante Glouton, eleito quatro vezes o Melhor Chef da Encontro Gastrô, foi quem acompanhou o colega americano na capital mineira.

Histórico

Anthony Bourdain começou a carreira apresentando o programa A Cook's Tour, no canal Food Network. Nessa série, ele visitava países com culinária considerada exótica e provava a cozinha local. Em seguida, veio o No Reservations (Sem Reservas), no canal Travel & Living Channel, em que também frequentava estabelecimentos gastronômicos dentro e fora dos Estados Unidos. Este talvez tenha sido o programa que transformou o chef de Nova Iorque em celebridade mundial.

Em 2012, Bourdain anunciou sua ida para a CNN e começou a apresentar o Parts Unknown.

Assista, abaixo, a um video com trecho do programa gravado em Minas:

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade