Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Pão assado e batata frita podem ter substância cancerígena

Alimentos ricos em amido são danosos quando fritos ou assados, diz professor da USP


postado em 20/06/2018 14:48 / atualizado em 20/06/2018 14:24

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Quem não gosta de comer um pão na chapa com um cafezinho recém coado? Pois é, esse hábito, até então considerado inofensivo, pode representar um risco para a saúde. Tudo por causa de uma substância possivelmente cancerígena, chamada acrilamida, que é formada quando alimentos ricos em amido são cozidos, assados ou fritos.

A acrilamida foi responsável por causar câncer em diversos animais da Europa e dos Estados Unidos, principalmente na década de 1990, informa o professor Ulysses Ribeiro Júnior, da Faculdade de Medicina da USP. Recentemente, continua o especialista, um juiz da Califórnia determinou que diversos estabelecimentos alertassem seus consumidores sobre a presença da acrilamida no café e em outros produtos.

O professor esclarece que alguns tipos de alimentos – principalmente aqueles que misturam aminoácidos, açúcares e algumas gorduras –, quando expostos a altas temperaturas, desenvolvem uma reação química associada à água que é capaz de produzir a acrilamida. "Principalmente quando são assados por muito tempo, como é o caso do pão. A própria Agência Internacional de Pesquisa em Câncer [IARC, na sigla em inglês] classifica a acrilamida no grupo 2A, que traz produtos considerados prováveis carcinógenos. Mas, temos que ter uma preocupação a mais com essa substância", comenta Ulysses Ribeiro em entrevista para a Rádio USP.

Ainda conforme o cientista, no meio industrial, curiosamente, esse componente químico é usado para fins benéficos, especialmente no tratamento da água de reuso e para consumo da população. "Ela não é totalmente nociva, a não ser quando surge nos produtos de forma descontrolada", completa o especialista.

De todo modo, para evitar problemas à saúde, Ulysses recomenda cautela no consumo em excesso de produtos que contenham amido, principalmente quando são aquecidos, como pães e batata. No café da manhã, o ideal é apenas aquecer o pãozinho, caso seja da vontade da pessoa, e evitar assá-lo até "torrar".

Portanto, vale ressaltar que uma dieta balanceada, sempre privilegiando frutas, legumes e verduras, em detrimento da ingestão abusiva de alimentos gordurosos e ricos em carboidratos, pode favorecer a prevenção de problemas causados por essa substância cancerígena.

(com Rádio USP)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade