Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Vinagre orgânico de maçã faz bem para a saúde?

Muitos acreditam que o produto ajuda no emagrecimento e até contra o diabetes


postado em 01/08/2018 08:43 / atualizado em 01/08/2018 13:56

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
O vinagre orgânico de maçã é um daqueles produtos que se tornam "queridinhos" por, supostamente, proporcionar benefícios à saúde, como, por exemplo, auxiliar na perda de peso e, até mesmo, prevenir o diabetes. Entretanto, a maioria das pessoas que ingerem a substância com intuito de aproveitar suas propriedades, geralmente, não têm certeza se o vinagre realmente é capaz de contribuir para o bom funcionamento do organismo.

De acordo com matéria publicada no site da revista americana Women's Health, especializada em saúde feminina, celebridades americanas como a atriz Hilary Duff e a socialite Kourtney Kardashian, além da modelo australiana Miranda Kerr, afirmam ingerir vinagre orgânico de maçã diariamente. Porém, isso não quer dizer que o produto cause efeitos a longo prazo.

Nutrientes

Conforme o texto publicado pela revista, uma colher de sopa desse tipo de vinagre possui 0,14 g de carboidratos; 0,06 g de açúcar; e 1 mg de sódio. Quantidades consideradas relativamente baixas, de acordo com a reportagem, que ressalta, ainda, que a substância não possui gordura, proteínas e fibras.

Perda de peso

Sobre a suposta ideia de que o produto auxilia na perda de peso, a informação é de que não existem evidências científicas consistentes que comprovem isso. Até mesmo pílulas de vinagre de maçã podem ser encontradas à venda, direcionadas a pessoas com sobrepeso, mas não são consideradas seguras para o consumo, alerta a Women's Health.

Colesterol

Outra "promessa" encontrada em inúmeras publicações na internet sobre o vinagre orgânico de maçã é a de que seria um aliado na redução do colesterol ruim (LDL). Neste caso, segundo a nutricionista Sonya Angelone, da Academia Americana de Nutrição e Dietética, em entrevista para a revista, quando se avalia a composição do produto, "pode haver alguma verdade nisso", porém, ainda não existe estudo científico que garanta essa propriedade benéfica.

Uma pesquisa publicada no periódico científico The British Journal of Nutrition revela que, após testes realizados em ratos de laboratório, aqueles que possuíam ácido acético (principal componente do vinagre) no organismo apresentaram níveis mais elevados de colesterol bom (HDL) no sangue e quantidades menores de LDL.

Diabetes

Supostamente, o vinagre de maçã também seria capaz de reduzir o nível de açúcar no sangue de pessoas com diabetes. Neste caso, a Women's Health lembra que um estudo publicado em 2015 na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos cita a substância como sendo benéfica para a redução da quantidade de glicose no organismo de pacientes com diabetes tipo 2. Entretanto, ainda segundo a revista americana, essa pesquisa foi considerada não conclusiva.

Benefícios estéticos

Esse tipo de vinagre também é apontado na internet como um aliado da beleza, sendo associado ao suposto combate à acne, quando em contato com a pele, e seria capaz, ainda, de proporcionar melhorias no aspecto dos cabelos caso seja utilizado diretamente nos fios. Também não há comprovação científica que ateste essas propriedades da substância, esclarece a reportagem.

Ainda de acordo com a Women's Health, os benefícios proporcionados pelo vinagre orgânico de maçã não podem ser confirmados pelos cientistas. Ou seja, a maioria das informações sobre a substância são baseadas apenas na crendice popular.

A nutricionista americana Julie Upton, fundadora do site Appetite for Health (Fome de Saúde, em tradução livre), aponta que os supostos benefícios desse produto poderiam ser encontrados em outros vinagres. "Essas propriedades, teoricamente, podem ser encontradas em qualquer tipo de fruta fermentada", afirma a especialista em entrevista ao site da revista.

Outra especialista ouvida pela reportagem também concorda com essa afirmação. "Os benefícios do vinagre de maçã podem estar mais ligados ao ácido acético, que é encontrado em praticamente todos os vinagres", comenta a nutricionista Sonya Angelone.

Apesar da falta de comprovação científica, também não há evidência de que o consumo regular de vinagre orgânico de maçã possa fazer mal. Ou seja, ele pode contiuar sendo ingerido tranquilamente, ainda que não tenha a intenção de promover "milagres" no organismo. A recomendação das especialistas é que o consumo seja limitado a duas colheres de sopa por dia.

A Women's Health lembra também que é preciso sempre consultar um especialista antes de incorporar o vinagre de maçã à dieta, já que alguns de seus componentes podem interagir de forma negativa com certos medicamentos, afetando o tratamento.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade