Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Alguns alimentos ditos saudáveis podem atrapalhar a dieta

Barrinha de cereal e frutas secas são dois exemplos


postado em 25/09/2018 09:15 / atualizado em 25/09/2018 09:27

As barrinhas de cereais podem ser uma ótima opção de lanche, mas, em excesso, acabam afetando a dieta e trazendo problemas(foto: Pixabay)
As barrinhas de cereais podem ser uma ótima opção de lanche, mas, em excesso, acabam afetando a dieta e trazendo problemas (foto: Pixabay)

Muita gente mantém uma dieta equilibrada para evitar o ganho de peso. Afinal, a obesidade traz inúmeros problemas de saúde, especialmente para o metabolismo, como o diabetes. Portanto, é normal que as pessoas consideradas saudáveis optem por produtos que costumam parecer "fitness", mas boa parte deles não trazem tantos benefícios quanto aparentam.

De acordo com a nutricionista Ione Leandro, da Onodera Estética, o segredo do emagrecimento com qualidade é saber equilibrar os alimentos e manter hábitos saudáveis. "A dieta deve ser balanceada, contendo todos os nutrientes necessários para cada uma das funções do corpo, além de ser específica para cada pessoa", comenta a especialista.

A nutricionista alerta que muitos alimentos que possuem aspecto saudável, na verdade, podem ser os "vilões" da reeducação alimentar. "É importante saber o que compõe cada alimento, principalmente os industrializados. Portanto, escolha produtos com a menor quantidade de ingredientes e opções livres de estabilizantes, corantes, conservantes, emulsificantes. Atente-se, também, à presença de açúcar com os nomes de sacarose, glicose, frutose, maltodextrina, melaço e xarope de milho", orienta Ione.

Abaixo, a especialista lista alguns alimentos que parecem saudáveis, mas que podem atrapalhar a dieta:

Barra de cereais
Apesar de serem opção de lanche rápido, as barrinhas não devem ser ingeridas à vontade. "As opções industrializadas contêm alto teor de açúcar, e algumas são produzidas com chocolate e cereais de alto índice glicêmico, como flocos de milho e arroz", explica Ione Leandro.

Frutas secas e oleaginosas
A ingestão desses alimentos ajuda a cuidar da saúde do coração, prevenir o envelhecimento precoce e na perda de peso, mas o consumo exagerado pode causar efeito reverso e acumular gordura. "O ideal é consumir 30 g por dia, o equivalente a uma castanha do pará, duas de caju, cinco amêndoas e metade de uma noz, por exemplo", recomenda a nutricionista.

Pães integrais
Esse tipo de alimento contém muitas fibras e nutrientes, por isso, promovem sensação de saciedade por mais tempo. "É necessário uma quantidade mínima de farinha e grãos integrais para que se encaixe nessa categoria. Uma dica legal para saber se o pão é realmente integral é ver qual ingrediente vem em primeiro na lista, pois é o que tem em maior quantidade no produto", ressalta a especialista.

Chocolate diet
Muita gente acha que as opções diets ajudam na dieta, mas esses produtos são indicados para pessoas com restrição no consumo de açúcar e, geralmente, possuem maior quantidade de gorduras. Portanto, acabam sendo mais calóricos e não recomendados para quem se alimenta de forma balanceada.

Granola
Mistura de frutas secas, grãos, cereais e castanhas, a granola promove energia e ajuda no funcionamento do intestino, porém é um alimento calórico. “Prefira comer no café da manhã, com uma média de 25g por dia”, explica.

Gelatina
Considerada uma opção de saudável de sobremesa, as gelatinas não possuem muitas calorias e são fontes de colágeno. No entanto, é necessário consumir com cautela, pois o alimento contém elevados níveis de açúcar, aromatizantes e corante.

Embutidos
Muito comum no cardápio de quem faz dieta, peito de peru ou de frango é uam opção menos calórica do que salame e mortadela, por exemplo. "Por serem alimentos industrializados, são ricos em sódio e conservantes. Essas substâncias não devem ser consumidas em excesso, pois podem afetar a saúde", diz Ione Leandro.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade