Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Grãos integrais podem prevenir o diabetes tipo 2, diz estudo

Alimentos contribuem para o controle da glicemia


postado em 21/09/2018 14:20 / atualizado em 21/09/2018 14:23

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Você gosta de comer pães e massas integrais? Uma pesquisa recém publicada no periódico científico Journal of Nutrition, da Oxford Academic, do Reino Unido, relacionou o consumo de grãos integrais à redução do risco de aparecimento do diabetes tipo 2. Os resultados corroboram com a orientação dos especialistas sobre a necessidade de substituir a farinha branca pela integral.

De acordo com a nutricionista Debora Bohnen Guimarães, da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), os grãos integrais são boas fontes de fibras, tanto solúveis quanto insolúveis. "As solúveis, principalmente, favorecem o esvaziamento gástrico mais lento, fazendo com que o carboidrato ingerido na alimentação seja absorvido lentamente em forma de glicose. Tal processo reduz o índice glicêmico do alimento e o pico glicêmico após a refeição. Essa ação no organismo, por si só, já ajuda a controlar o peso, pois prolonga a sensação de saciedade após a refeição, além disso, uma dieta de menor índice glicêmico também pode favorecer o menor depósito de gorduras corporais, por não estimular grandes secreções de insulina", esclarece a especialista.

O consumo de pães e massas fabricados com ingredientes integrais podem reduzir o risco de diabetes tipo 2 justamente por melhorar a sensibilidade à insulina, diminuindo a resposta causada pelo aumento da glicose após as refeições e possivelmente também reduzindo a inflamação no organismo.

A nutricionista afirma que não existe uma quantidade mínima recomendada desse tipo de alimento. "O que o estudo mostrou foi que quanto maior o consumo de grãos integrais, como trigo, centeio e aveia, ou produtos feitos com esses grãos, menor foi o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Os indivíduos que consumiam maior quantidade diária de grãos integrais, comparados aos que consumiam menos, tiveram redução de 34% no risco para os homens e 22% para as mulheres", comenta Debora Guimarães.

A pesquisa descobriu que cada 50 g a mais de grãos integrais nas refeições diárias, houve redução de até 12% no risco de homens e mulheres adquirirem o problema metabólico. "Há uma recomendação mínima de ingestão de fibras diárias, que é de 20 g para adultos, podendo chegar até 35 g. O limite máximo sugerido seria para não haver efeitos colaterais gastrointestinais, como excesso de gazes por grande quantidade de fibras na dieta. Cada pessoa deve avaliar a tolerância individual", diz a especialista.

A nutricionista lembra que mesmo os pacientes diagnosticados com diabetes tipo 2 devem incorporar grãos integrais na dieta, já que favorecem o controle da glicose e melhoram a sensibilidade à insulina.

Prevenção

Debora explica que a doença está ligada principalmente à genética, mas fatores ambientais podem ajudar a desencadear ou não. "Sabe-se que para indivíduos pré-dispostos, seguir uma alimentação saudável é prioridade, pois pode prevenir ou retardar o surgimento da doença", diz.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade