Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Listamos alguns benefícios da aveia

O cereal é muito nutritivo e faz bem para a saúde


postado em 29/10/2018 12:40 / atualizado em 29/10/2018 12:53

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

A cada dia cresce o número de pessoas que decidem mudar o estilo de vida e adotam uma alimentação saudável. Neste contexto, a ideia de que produtos que fazem bem custam caro ou não são saborosos ficou para trás. Por exemplo, a aveia, consumindo in natura ou como complemento em diversas receitas, é integral por natureza e rica em nutrientes.

Funcional, a aveia é o mais nutritivo dos cereais. Rica em proteínas de alto valor biológico e bom balanceamento de aminoácidos, é uma ótima fotne de fibras solúveis e insolúveis, sais minerais e vitaminas.

De acordo com Cristiano Cunha Dolzan, diretor da Naturale, a cada dia se reconhece mais o valor deste grão para a saúde. "Antigamente, se tinha a ideia de que aveia era para mingau de criança ou idosos. Hoje, mudou. As pessoas buscam mais informações sobre alimentação saudável e isso as faz conhecer a qualidade deste cereal, tanto como alimento saboroso como pela funcionalidade, na prevenção de doenças", comenta o especialista.

Abaixo, Dolzan cita alguns benefícios da aveia:

Prevenção do câncer
Por apresentar flavonoides (avenantramidas) em sua composição, o cereal atua na prevenção do câncer e do envelhecimento celular, auxiliando na eliminação dos radicais livres.

Controle do colesterol
A aveia é responsável pela diminuição do colesterol ruim. Suas fibras solúveis, as beta-glucanas, auxiliam na redução do risco de doenças cardiovasculares.

Regulação do intestino
Por ser rico em fibras insolúveis, o cereral acelera os movimentos peristálticos do intestino, fazendo com que o bolo fecal permaneça menos tempo nele, facilitando o trânsito intestinal.

Controle da hipertensão
Por ajudar no controle do colesterol, as fibras do tipo beta0glucanas também atuam na estabilização da pressão arterial.

Controle do açúcar no sangue
A aveia mantém os níveis de açúcar no sangue sob controle, pois as fibras permitem que a glicose seja absorvida de maneira lenta e gradual, regulando a liberação de insulina e reduzindo picos de glicemia.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade