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Estado de Minas CONSUMIDOR

O que pode afastar um cliente do restaurante?

Aparência da comida e atendimento são exemplos


postado em 01/10/2018 11:18 / atualizado em 01/10/2018 11:21

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Comer fora de casa é um hábito para inúmeros brasileiros. Restaurantes, cafeterias, hamburguerias, são várias as opções e os empresários precisam saber conquistar e manter o consumidor. Segundo levantamento feito pela OnYou, empresa de monitoramento da experiência do cliente, existem alguns problemas frequentes que podem fazer com que os clientes fujam de um estabelecimento. Entre os maiores inconvenientes, estão as condições do prato que chega à mesa e o atendimento recebido.

Com a metodologia aplicada em redes de fast food, restaurantes de gastronomia sofisticada, casual dinner e sorveterias, foram analisadas 6.641 avaliações, sendo que 10% dos participantes não voltariam ao local por causa de falhas. "Quando a pessoa sai para comer, seja no almoço durante a semana ou jantar com a família nos dias de descanso, ela busca uma boa experiência. E erros têm como consequência a insatisfação", comenta José Worcman, sócio fundador da empresa.

A qualidade da comida é o ponto crucial de um restaurante, tanto que aparência e temperatura do prato, falta ou excesso de tempero e o ponto de cozimento errado representam 37% dos problemas. Um sorriso receptivo, atenção, cordialidade, agilidade e apresentação pessoal também são muito valorizados – tanto que o mau atendimento é responsável por 29% das respostas negativas dos clientes.

Comum em endereços badalados e até vistos como um charme, o tempo de espera para sentar à mesa e a demora entre o pedido e a chegada do prato refletem 11% dos problemas. "A falta de comunicação entre a equipe de cozinha e os garçons pode, ainda, resultar em pratos e bebidas errados ou que são cobrados a mais. Esse tipo de descuido corresponde a 8%", diz Worcman.

Barulho em excesso, temperatura irregular do ar-condicionado, mobílias malconservadas e ambiente escuro ou claro demais podem ser um desastre, de acordo com 6% das respostas apuradas pela OnYou. Em seguida, 5% apontam inconformidades na limpeza, tanto do salão quanto dos banheiros. Cardápios muito enxutos, com pouca variedade, podem fazer com que 4% não retornem.

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