Publicidade

Estado de Minas BEBIDA

Calor também combina com vinho

Brancos, roses e espumantes vão bem nesta época


postado em 16/11/2018 10:25 / atualizado em 16/11/2018 10:04

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Estamos a quase um mês do Verão. Com isso, as temperaturas estão subindo e cresce a busca por bebidas refrescantes, que sejam capazes de amenizar, ao menos um pouco, a sensação térmica mais elevada. Mas, não é só a cerveja que ajuda a amenizar os efeitos do clima. O vinho pode ser uma excelente alternativa para os dias mais quentes. Além de refrescante, a bebida possui propriedades benéficas a saúde e ainda apresenta 50% menos calorias.

De acordo com o sommelier Abel Blumenkrantz, da Garage Vinhos, a principal dica para consumir vinho no Verão é buscar bebidas com boa acidez, notas frutadas e com bastante frescor, como os rótulos brancos, rosés e espumantes. !Por serem leves e terem baixa presença de taninos, causam uma sensação refrescante e, além disso, acompanham muito bem os pratos mais cotados para a referida estação, como saladas, aperitivos, canapés e pratos leves com frutos do mar e queijos magros", comenta o especialista.
Os vinhos brancos, mais tradicionais no Brasil, são cotados para a estação graças à sua acidez equilibrada, o aroma de frutas cítricas e o baixo teor alcoólico. São refrescantes e fáceis de beber, sendo muito bem aceitos até mesmo por aqueles que não estão acostumados com a bebida. Já os rosés apresentam quase que as mesmas características do vinho branco leve, porém com um pouco de tanino e coloração em tons de cereja claro e salmão. "São vinhos igualmente refrescantes e versáteis, muito bem aceitos até mesmo para serem apreciados individualmente", diz o sommelier.

Mais tradicionais nas estações com temperaturas elevadas, os espumantes também são uma ótima pedida. Conhecidos pela perlage, as famosas bolhinhas originárias da presença do gás carbônico da bebida, eles têm frescor e sabor diferenciados, que dependem também do tipo de uva utilizado na produção e da região de origem.

Para quem for servir vinhos brancos, rosés e espumantes, o ideal é que sejam deixados numa temperatura que varia de 8º C e 10º C. "Ao degustarmos em temperatura inferior a essa faixa, as papilas gustativas presente em nossas línguas podem se “fechar”, fazendo com que não seja possível apreciarmos a bebida na sua totalidade de sabores", comenta Abel Blumenkrantz.

Mas se você é do tipo que não abre mão dos vinhos tintos, segundo o sommelier, eles também podem ser degustados nesta época. "O segredo é ficar ligado nas uvas que são utilizadas, e na região em que ele é produzido. Geralmente vinhos com notas frutadas, com poucos taninos e com corpo equilibrado acompanham muito bem um entardecer ou uma noite de altas temperaturas", sugere.

Ao consumir rótulos de tintos, a temperatura ideal é entre 13º C e 15º C. "É importante se lembrar de que adicionar cubos de gelos nessas bebidas não é uma prática recomendada, pois deixará a bebida aguada e dissolverá o sabor original", afirma o especialista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade