Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Cuidado ao deixar de comer glúten por conta própria

Especialista alerta para os malefícios dessa prática


postado em 14/12/2018 11:52 / atualizado em 14/12/2018 11:57

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

De acordo com um levantamento realizado pela SEMrush, empresa de marketing digital, a expressão "dieta sem glúten" foi procurada por mais de 327 mil brasileiros em ferramentas de pesquisas como Google e Bing de junho a novembro de 2018. Isso comprova a "moda", que vem sendo cada vez mais popular entre os que seguem dietas fitness, de deixar de lado a proteína presente em cereais como trigo, centeio, cevada e malte, com forma de ajudar o organismo.

Porém, evitar alimentos com glúten para quem não tem alergia a esse componente, como é o caso dos celíacos, pode causar fadiga, falta de concentração, desequilíbrio intestinal, distúrbios no controle glicêmico e desenvolvimento de problemas cardiovasculares. Além disso, a falta dessa proteína nas refeições não significa o emagrecimento mais rápido.

Quem faz o alerta é a consultora em nutrição Vanderli Marchiori, da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo). Ela lembra que, antes, a dieta "gluten-free" (livre de glúten) era exclusiva dos pacientes celíacos e, de repente, passou a ser seguida para outras finalidades, como por quem quer emagrecer, por exemplo. "A mídia tem muitas vezes uma quantidade vasta de informações que são colocadas como verdade absoluta e as pessoas tendem a acompanhá-las sem o devido cuidado, pesquisa e acompanhamento", comenta a especialista.

Segundo Marchiori, os cereais possuem vitaminas e fibras essenciais para manter o equilíbrio da microbiota, conjunto de bactérias que vivem em nosso sistema digestivo. "Nós temos cerca de dois quilos de bactérias em nosso corpo e o equilíbrio entre as benéficas e maléficas é o que nos deixa saudável. Quando retiramos um alimento da nossa dieta, o metabolismo de intestino é alterado. No caso do glúten, o consumo regular impede a absorção excessiva de gorduras e açúcares no organismo", afirma a consultora.

Outro ponto que deve ser levado em conta ao adotar qualquer dieta é seguir a orientação de um profissional da Nutrição, a fim de evitar deficiência de nutrientes importantes para a saúde. "O segredo está no equilíbrio das porções. Uma alimentação saudável deve incluir todos os grupos de nutrientes, como carboidratos, proteínas, gorduras e minerais", alerta Vanderli Marchiori.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade