Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Bebidas açucaradas podem afetar os rins

Segundo estudo, elas causam até doença renal crônica


postado em 03/01/2019 12:46 / atualizado em 03/01/2019 12:56

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Pessoas que bebem muitas bebidas açucaradas, especialmente refrigerantes, podem adquirir maior risco de desenvolvimento de doença renal crônica, de acordo com um novo estudo. Os resultados foram publicados no dia 28 de dezembro de 2018 no Jornal Clínico da Sociedade Americana de Nefrologia (CJASN, na sigla em inglês).

Pesquisadores da Bloomberg Escola de Saúde Pública, da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, avaliaram 3.003 homens e mulheres afro-americanos com função renal normal, por meio de questionário sobre a ingestão de bebidas, administrado no início do estudo, no ano 2000. Os voluntários foram acompanhados até 2009.

Entre os participantes, 185 (6%) desenvolveram doença renal crônica durante um acompanhamento médio de oito anos. Eles foram associados ao consumo regular de bebidas açucaradas como refrigerantes, néctar de frutas e até água (incluindo saborizadas).

Aqueles que mantiveram o hábito de beber regularmente esse tipo de produto apresentaram 61% mais chance de desenvolver a doença renal crônica do que os demais voluntários.

Os cientistas americanos ficaram surpresos ao ver que a água era um dos componentes ligados ao maior risco de problemas renais. Neste caso, como informam no artigo recém publicado, os participantes podem ter consumido diferentes variedades de água, incluindo saborizadas e adoçadas.

"Há uma falta de informações abrangentes sobre as implicações para a saúde da ampla gama de opções de bebidas que estão disponíveis no mercado. Em particular, há informações limitadas sobre quais tipos de bebidas estão associados ao risco de doença renal", comenta a pesqusiadora Casey Rebholz, da Bloomberg Escola de Saúde Pública, conforme citação no artigo científico.

Os pesquisadores salientam que são precisos novos estudos para comprovar a associação entre as bebidas adoçadas e o funcionamento inadequado dos rins.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade