Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Café da manhã não é a refeição mais importante, diz estudo

Pular o desjejum não causa efeitos no peso; confira!


postado em 31/01/2019 13:46 / atualizado em 31/01/2019 13:56

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Pão com manteiga e café com leite. Talvez este seja o café da manhã mais consumido no Brasil. Nos Estados Unidos, o desjejum mais famoso é o que leva ovos batidos e bacon. Como nossas mães e avós costumam dizer, é preciso se alimentar bem logo pela manhã, já que essa é a refeição mais importante do dia. Mas, agora, um estudo de revisão publicado na última quarta, dia 30 de janeiro, no periódico científico The BMJ, sugere que todas as refeições são importantes e que não há evidências para apoiar a ideia de que o café da manhã tenha influência sobre o peso.

A pesquisa mostra ainda que não é necessário comer um bom desjejum para se preparar para o dia ou mesmo evitar ficar com fome mais tarde.

"Descobrimos que o café da manhã não é a hora mais importante do dia para comer, embora essa crença esteja realmente enraizada em nossa sociedade e no mundo todo", comenta a pesquisadora Flavia Cicuttini, professora da Universidade de Monash, na Austrália, co-autora do estudo, citada pelo portal da emissora australiana SBS.

"Se você tomar o café da manhã, não vai metabolizar melhor a comida e ainda pode ficar com fome mais tarde. Se uma pessoa está tentando perder peso ou administrar a ingestão de calorias, não há evidências de que mudar o plano alimentar em relação ao café da manhã a ajudará", completa a cientista.

Estudos anteriores sugeriam que o café da manhã está ligado à manutenção do peso saudável, mas os achados eram observacionais e podem, na verdade, refletir o estilo de vida saudável e as escolhas alimentares do indivíduo.

A pesquisa da Universidade de Monash avaliou 13 ensaios randomizados feitos em países desenvolvidos, incluindo EUA, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e Japão durante 28 anos para determinar o efeito do café da manhã regular na mudança de peso e no consumo diário de calorias.

Os cientistas constataram que a ingestão diária total de calorias foi maior nos grupos que tomavam café da manhã, comparados com aqueles que deixavam de fazer o desjejum. A diferença chegou, em média, a 260 calorias. Os participantes que pularam o café da manhã também tinham o peso 440 g menor, em média, do que os que comiam logo após acordar.

O efeito do café da manhã no peso não apresentou mudança entre pessoas com IMC (índice de massa corporal) normal e entre aquelas com excesso de peso. Também não houve diferença significativa nas taxas metabólicas.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade