Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Alimentos ajudam a cuidar da pele no Verão, sabia?

Confira a lista dos produtos mais recomendados


postado em 23/01/2019 15:39 / atualizado em 23/01/2019 15:05

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Qualquer descuido no Verão pode representar um problema para a pele. Manter-se hidratado e usar protetor solar são as duas principais dicas para quem quer evitar os danos das altas temperaturas e da radiação ultravioleta. Outra forma de manter a saúde da pele é por meio da alimentação.

"Se fizermos apenas algumas mudanças simples na dieta, podemos melhorar muito a condição da pele e postergar o aparecimento de sinais causados pela idade e pelo Sol", comenta a nutricionista Cleonice Pereira, do site GetNinjas.

A especialista aproveita para citar alguns alimentos que ajudam a cuidar da pele nos dias quentes de Verão:

Abacate
Fonte de vitaminas E, C e antioxidantes, o abacate ajuda na hidratação e brilho da pele.

Melancia
Rica em vitamina e minerais, como A, C e B6, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e ferro, contribui também para a hidratação de todos os órgãos.

Amora
A fruta devolve o aspecto sadio da pele, pois é riquíssima em antioxidantes que combatem os radicais livres – responsáveis por danificar as células e causar sinais de envelhecimento precoce.

Linhaça
A linhaça ajuda na saúde intestinal, o que afeta diretamente a pele. Além disso, o ômega-3 presente no alimento é um forte colaborador na sustentação da pele e do sistema imunológico. "O consumo regular dessa semente maravilhosa, rica fonte de ômega-3, deixa a pele mais hidratada, suave e com um tônus firme", explica Cleonice.

Maçã
Além de ser um alimento quase completo, que cuida da saúde ocular e previne várias patologias, inclusive vários tipos de câncer, ela também é excelente para ajudar as células na restauração e na proteção contra o envelhecimento precoce.

Cenoura
Além de ser um dos alimentos mais ricos em betacaroteno – potente antioxidante responsável pela cor alaranjada –, a cenoura é fonte de fibras e minerais, como fósforo, potássio, cálcio e sódio, além das vitaminas A, B2, B3 e C. "Todos esses nutrientes são responsáveis por manter o bom estado da pele e das mucosas e contribui para a cor saudável da pele, podendo ser usada de várias formas: cruas, cozidas ou em sucos", recomenda a especialista.

Manga
Atua no rejuvenescimento, por ser fonte de vitamina e também de antioxidantes. Além de combater os radicais livres, a manga é capaz de regenerar a pele, evitando rugas, linhas de expressão e remover as toxinas existentes no organismo.

Além desses alimentos, Cleonice Pereira reforça a importância do consumo de oleaginosas, como castanha de caju, amêndoas, coco e castanha do pará, que são ricas em sais minerais e gorduras boas, ajudando a melhorar a elasticidade da pele e a combater infecções, além de fornecer colágeno de forma natural.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade