Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Consumir muito vinagre de maçã pode ser ruim

Apesar de ser benéfico, esse produto também possui 'contraindicação'


postado em 16/01/2019 14:46 / atualizado em 16/01/2019 14:57

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

O vinagre de maçã, apesar de ser muito usado como tempero para salada, está se tornando popular também como um "remédio" caseiro para vários problemas de saúde. De acordo com estudo de revisão de 2016, o ácido acético, ou vinagre (vinho azedo), incluindo o de maçã, realmente apresenta o potencial para ajudar a tratar uma série de condições, incluindo obesidade, doenças cardíacas, câncer e infecções bacterianas.

No entanto, não existem pesquisas sobre a maneira mais saudável de consumir vinagre e a dosagem recomendada.

Abaixo, confira alguns malefícios do consumo excessivo do produto, de acordo com matéria publicada pelo portal americano Medical News Today, especializado em conteúdo médico:

Enfraquecimento dos dentes
Assim como todos os vinagres, o de maçã também é ácido. O consumo excessivo de alimentos e bebidas ácidas pode enfraquecer o esmalte dos dentes com o tempo, o que pode levar à cárie dentária. No início, as pessoas podem não perceber que o esmalte está danificado. Como o dano piora, os dentes podem começar a doer ou ficar sensíveis a alimentos doces e temperaturas quentes ou frias, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisa Dental e Craniofacial dos Estados Unidos. O risco de cárie dentária é maior quando a pessoa consome regularmente vinagre de maçã não diluído. Diluir o produto ou consumi-lo como parte de uma refeição reduz esse risco.

Queda no potássio
De acordo com o pesquisador Robert H. Shmerling, professor associado da Escola de Medicina da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, em conversa com o Medical News Today, existem relatos de que o vinagre de maçã leva a baixos níveis de potássio no organismo – gerando uma condição chamada hipocalemia. Quem sofre com esse problema pode não apresentar nenhum sintoma. No entanto, a hipocalemia moderada ou grave pode causar fraqueza muscular e paralisia em várias partes do corpo. Se uma pessoa já for vítima de problemas musculares, especialmente os relacionados ao coração ou à respiração, precisará procurar atendimento médico urgente.

Regulação de açúcar no sangue
Conforme o portal especializado, algumas pesquisas sugerem que o consumo de vinagre pode afetar como o corpo regula os níveis de açúcar no sangue. No entanto, os cientistas não entendem completamente esse efeito e mais pesquisas são necessárias. Quem tem diabetes deve falar com o médico antes de iniciar uma dieta rica em vinagre.

Problemas gastrointestinais
Muitas pessoas recomendam o consumo de vinagre como uma forma natural de perder peso. Um estudo publicado na revista científica Nature em 2014 sugere que o produto ajuda a diminuir a velocidade com que o alimento deixa o estômago, o que pode suprimir o apetite, fazendo com que a pessoa se sinta mais satisfeita por mais tempo. No entanto, manter a comida no estômago pode causar efeitos colaterais indesejados. Neste caso, uma pesquisa também divulgada na Nature no mesmo ano avaliou o potencial do vinagre para controlar o apetite, mas grande parte dos voluntários relataram sensação de náusea e indigestão depois de beber ácido acético no café da manhã. Por conta da acidez, beber vinagre de maçã não diluído também pode agravar os sintomas de quem sofre com problemas digestivos, como úlceras estomacais ou refluxo.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade