Publicidade

Estado de Minas DICAS

Qual a melhor forma de lavar frutas e verduras?

Especialista fala sobre higienização de alimentos


postado em 28/01/2019 09:55 / atualizado em 28/01/2019 10:02

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Água, hipoclorito de sódio (água sanitária), bicarbonato de sódio e vinagre são algumas das soluções usadas por donas de casa na higienização de frutas e verduras. Mas, será que realmente funcionam?

Segundo a nutricionista Karen Alves, da Snack Frutas, há apenas uma forma de lavar os alimentos. "Existe uma única maneira de higienizar as frutas, sendo ela em imersão de hipoclorito e, em seguida, a retirada do produto com água corrente. A diferença é apenas o tempo em que devem ficar de molho. Cada marca de hipoclorito trabalha com um tempo de imersão, que deve ser respeitado para uma eficácia adequada da substância", explica a especialista.

Por isso é preciso ler com atenção as informações presentes na embalagem da água sanitária, para saber, primeiramente se produto é próprio para o uso em alimentos, além de estar devidamente registrado no Ministério da Saúde. "É um composto alvejante à base de cloro e, com ele, é possível remover insetos, sujeiras e demais matérias presas aos alimentos. O que irá determinar sua ação é a quantidade no momento da diluição. Algumas frutas, por exemplo, como pêssego, ameixa, kiwi, morango e nectarina são mais sensíveis e, portanto, demandam menor quantidade para que não haja deterioração", orienta Karen Alves.

Abaixo, a nutricionista dá outras dicas de higienização:

  • Selecione sempre as frutas que não tenham partes deterioradas

  • Ao fazer a imersão em água com hipoclorito, respeite o tempo de 10 a 15 minutos

  • Faça a higienização em água corrente, para retirada do hipoclorito

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade