Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Trocar o açúcar pelo adoçante pode não ser tão bom

Cientistas não encontram vantagens no uso de edulcorantes


postado em 04/01/2019 15:39 / atualizado em 04/01/2019 15:51

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Trocar o açúcar por adoçantes artificiais, como os presentes em refrigerantes diets e lights, não gera efeito sobre a perda de peso e pode trazer consequências ruins para a saúde a longo prazo. Isso é o que afirma um novo estudo de revisão científica.

Ao avaliar 56 pesquisas, cientistas alemães encontraram poucas evidências sobre supostos benefícios à saúde do uso de adoçantes e também não encontraram provas para descartar danos causados pelo uso prolongado desses componentes.

Alguns dos estudos avaliados levantaram temores de que o aumento no consumo de adoçantes artificiais poderia aumentar o risco de câncer, mas isso não foi observado na revisão.

O estudo, liderado por pesquisadores da Universidade de Freiburg, na Alemanha, e publicado no periódico científico The BMJ no dia 2 de janeiro, também destaca a falta de evidências sobre os efeitos a longo prazo dos adoçantes quando usados por muitos anos ou décadas. Uma pesquisa de 2017 chegou a alertar que o consumo diário de bebidas dietéticas estaria ligado ao aumento das taxas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e de demência.

"A evidência de efeitos para a saúde devido ao uso de edulcorantes é conflitante. Enquanto alguns estudos relatam uma associação entre uso de adoçante e redução da obesidade e do risco de diabetes tipo 2, sugerindo um benefício para a saúde em geral, outros estudos sugerem que o uso de adoçantes pode aumentar o risco de ganho de peso, diabetes e câncer", comenta o pesquisador Joerg Meerpohl, no artigo recém publicado.

Após a revisão dos 56 estudos, os cientistas alemães concluíram que "nenhuma evidência foi vista em relação aos benefícios para a saúde dos adoçantes e seus possíveis danos não podem ser excluídos".

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade