Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Queijo de búfala é muito nutritivo

Ele é rico em proteína e cálcio


postado em 27/02/2019 11:10 / atualizado em 27/02/2019 11:16

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Muito comuns no estado do Pará, os laticínios à base de leite de búfala estão atraindo cada vez mais consumidores no Brasil. O produto mais conhecido, claro, é a mussarela, que é associada às dietas saudáveis.

Segundo estudo realizado pelo pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa), o queijo de búfala chega a ter 48% a mais de proteína do que o laticínio comum (de vaca) e 59% a mais de cálcio. A nutricionista Luana Simões lembra que esses nutrientes ajudam no fortalecimento dos músculos, dos ossos e dos dentes. "O laticínio do leite de vaca tem 100 calorias, oito gramas de gorduras totais, sete de proteínas e 189 mg de cálcio. Já o queijo de búfala conta com 90 calorias, oito gramas de gorduras totais, cinco gramas de proteínas e 150 mg de cálcio", afirma a especialista.

O queijo de leite de búfala é rico em imunoglobulinas, proteínas que têm a função de reconhecer, guardar e neutralizar antígenos e criar anticorpos específicos para vírus; além de lactoferrinas, presentes no soro e que possuem ação multifuncional. Esse laticínio ainda é composto por lisozimas, que são enzimas que atuam na defesa contra bactérias e possuem função digestiva; e lactoperoxidases, compostos com forte ação antibacteriana.

Além disso, o leite extraído dos bubalinos possui outras propriedades nutricionais, incluindo ferro, fósforo e vitaminas A, C, B6 e E, além de baixo teor de colesterol.

Pesquisas já demonstraram que o leite de búfala não contém a proteína beta-caseína A1, que é associada ao aparecimento de uma série de doenças, como inflamações intestinais, comuns em pessoas que sofrem com a alergia aos laticínios de vaca, que apresentam as beta-caseínas A1 e A2.

De acordo com Marcus Pinheiro, especialista em bubalinocultura da fazenda São Victor, em Marajó (PA), outra curiosidade é que a búfala é mais resistente a doenças do que a vaca. "As búfalas são menos acometidas por medicação, portanto, produzem um leite mais saudável e sem toxinas, fatores que valorizam a matéria-prima em termos de proteínas e rendimentos", comenta Marcus.

Ainda segundo o especialista, além do alto valor nutricional, o leite de búfala gera uma produção rentável, econômica e que consegue extrair todos os benefícios do laticínio. "Em média, com sete litros de leite de búfala, se faz um quilo de queijo com uma qualidade e sabor excepcional", comenta o criador.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade