Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Grãos são uma ótima opção para a saúde

Consumidos de forma integral, possuem inúmeros nutrientes


postado em 14/03/2019 10:30 / atualizado em 14/03/2019 10:49

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Para quem deseja manter uma dieta saudável, com certeza precisa incorporar grãos e cereais à rotina alimentar, que são considerados muito nutritivos. Para a nutricionista Larissa Miriam, consultora da Bio Mundo, os benefícios que os grãos trazem sãos muitos. "Eles são nutritivos e contém quantidades consideráveis de vitaminas, como as do complexo B, essenciais no cardápio de veganos e vegetarianos. Outro ponto positivo é que, apesar de conter carboidratos, os grãos têm baixo índice glicêmico [quantidade de açúcar] em proporção às fibras, que auxiliam na saúde cardiovascular e na redução do colesterol", diz a especialista.

De acordo com a nutricionista, é preciso ficar atento às formas como os grãos são consumidos, já que podem ser encontrados nas formas integral e refinada. "Elas interferem na qualidade e quantidade de nutrientes do produto. Por causa do processo industrial, os refinados acabam perdendo fibras, vitaminas e minerais. Algo que não ocorre com os integrais", explica Larissa.

Por isso, para uma dieta saudável, o consumo de grãos integrais deve ser priorizado. Isso porque os refinados, como a farinha de trigo branca, são pobres em fibras e vitaminas e podem levar a um aumento do nível de glicose no sangue, se consumidos em excesso e isolados (sem proteínas, gorduras e fibras) na refeição.

Abaixo, a especialista cita alguns grãos ricos em nutrientes:

Soja
"Alguns grãos como a soja diminuem até mesmo os riscos de câncer de mama e próstata. Mas é preciso ficar alerta com a procedência, dando preferência para os orgânicos, e não transgênicos", comenta a nutricionista.

Feijão
Rico em fibras, proteínas, potássio, vitaminas do complexo B, zinco, ferro e magnésio, o feijão é importante para a regulação arterial, reforço do sistema imunológico, reparação muscular e prevenção da anemia, conforme Larissa Miriam.

Grão de bico
Além dos nutrientes, o grão de bico, muito usado em receitas árabes, ao ser consumido diariamente, possui substâncias que ajudam a reduzir o nível de colesterol ruim no organismo. "É ideal para quem tem diabetes, porque as proteínas e fibras fazem com que a digestão ocorra de forma mais lenta, controlando os níveis de glicemia no sangue", diz a especialista.

Ervilha
Ajuda a prevenir doenças cardíacas, melhorar a saúde mental e a evitar lesões oculares. A ervilha é rica em vitaminas C e E, polifenóis, ácidos fenóicos, entre outros nutrientes. "O grão ainda combate a aceleração do envelhecimento".

A nutricionista lembra ainda que existem outros grãos que devem ser incorporados às dietas, como lentilha, amaranto, arroz integral e quinoa.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade