Publicidade

Estado de Minas NUTRIÇÃO

Couve ou espinafre: qual o vegetal mais saudável?

Especialista fala sobre essas duas verduras nutritivas


postado em 08/03/2019 11:40 / atualizado em 08/03/2019 15:32

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Quando se trata de vegetais, logo os associamos a uma dieta saudável. E não é para menos, já que são ricos em nutrientes essenciais para nosso organismo. Mas, e se comparamos duas das folhas verdes mais consumidas, espinafre e couve, qual delas é mais nutritiva?

De acordo com a nutricionista e dietista americana Lindsey Joe, em entrevista para o portal Well and Good, as duas são saudáveis, embora o espinafre tenha mais vitaminas e minerais. "Elas são anti-inflamatórias, ajudam a proteger contra doenças cardíacas e câncer. Tanto a couve como o espinafre também têm aproximadamente a mesma quantidade de fibras por porção [um grama por xícara, não cozidos]. A fibra, claro, está ligada a uma série de benefícios, incluindo a melhora da digestão e o controle do peso. Ambas têm a mesma quantidade de proteína também", comenta a especialista.

No entanto, existem alguns nutrientes mais presentes na couve, que é muito usada na culinária de Minas Gerais, especialmente no famoso feijão tropeiro. "A couve tem um pouco mais de cálcio e vitamina C do que o espinafre. Mas o espinafre supera a couve em ferro, magnésio, potássio, zinco, folato e nas vitaminas A, E e K", diz Lindsey Joe.

Em relação à forma de preparo, a nutricionista lembra que tanto a couve quanto o espinafre podem ser usados %u200B%u200Bde variadas formas, dependendo apenas do gosto de cada um. "Espinafre e couve são muito versáteis, por isso sempre encorajo meus clientes a desfrutarem dos alimentos da forma que gostam. A comida é como qualquer outro hábito saudável: quanto mais gostamos, mais nos envolvemos ou comemos. Ambas são escolhas óbvias para serem consumidas cruas em saladas, mas devido ao sabor levemente amargo, a couve combina bem com smoothies [vitaminas] de limão ou outras frutas cítricas. Mas se você estiver fazendo uma massa ou uma caçarola e quiser adicionar uma porção de verduras, o espinafre funciona um pouco melhor porque não tem um perfil de sabor tão forte e a textura é suave, o que funciona bem em pratos cremosos", afirma a especialista americana ao Well and Good.

Como as duas verduras são ricas em nutrientes, a "vencedora" depende da necessidade nutricional de cada pessoa, assim como os hábitos alimentares. Se você gosta de começar o dia com um refrescante smoothie verde e está tentando obter mais cálcio, a couve é a melhor opção. Mas, se você não gosta do sabor das verduras, mas sabe que é importante consumi-las, o espinafre lhe dará a versatilidade que precisa para adicioná-lo a diferentes receitas.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade