Publicidade

Estado de Minas SEMANA SANTA

Como fugir dos peixes falsos

Segundo o Ministério da Agricultura, 4 em cada 10 peixes vendidos são falsos


postado em 15/04/2019 16:51 / atualizado em 16/04/2019 14:10

Segundo o Ministério da Agricultura, em alguns estados existem fraudes em 40% dos peixes vendidos(foto: Pixabay)
Segundo o Ministério da Agricultura, em alguns estados existem fraudes em 40% dos peixes vendidos (foto: Pixabay)
A tradição de comer peixe na Semana Santa faz parte da vida de muitos brasileiros. O feriado sempre é motivo para o aumento na venda de pescados, e também na quantidade de farsas. Desde 2015, o Ministério da Agricultura realiza uma operação nas semanas anteriores à Semana Santa para verificar a procedência dos peixes. Segundo uma reportagem do Fantástico, em alguns estados existem fraudes em 40% dos peixes vendidos. A professora Lilian Viana Teixeira, da Escola de Veterinária da UFMG, explica que essa falsificação são chamadas "de fraudes econômicas, porque são difíceis de visualizar e são feitas com peixes mais baratos".

Existem algumas recomendações básicas na hora de comprar um bom peixe: reparar se os olhos e a pele estão brilhantes, olhar se as brânquias estão avermelhadas e verificar se as escamas estão bem aderidas à pele. Mesmo assim, você só terá a certeza que está comprando um pescado saudável. Por isso separamos algumas dicas para evitar que você compre "gato por lebre" no almoço da Semana Santa.
 
 

Bacalhau

O carro chefe da Semana Santa também é um dos mais fraudados. Existem apenas dois tipos reconhecidos como legítimo: Gadus Morhua e Gadus Macrocephalus. Já o Saithe, Ling e Zarbo são peixes salgados tipo bacalhau. Observe a cauda para diferenciar, pois a cauda do verdadeiro é reta enquanto a dos outros tipos possuem um formato arredondado ou bifurcado. Caso o bacalhau esteja em postas, você pode reconhecer o legítimo procurando a coloração marrom-acastanhada na pele.

Salmão

A truta salmonada engana muitos consumidores por causa da semelhança da cor de sua carne com a do salmão. Criada em cativeiro, a truta possui essa coloração por causa da ração com pigmento que os criadores usam. Segundo a professora Lilian, a maneira mais fácil para diferenciar os peixes é através do tamanho, pois o salmão é bem maior do que a truta. 

Linguado

Conhecido pelo formato peculiar, o linguado é um dos peixes preferidos dos apreciadores. Mas quando vendido em filés, a tarefa de diferenciar entre ele e o panga se torna mais difícil. O corte do linguado não possui um dos cantos na parte superior, por conta do processo da retirada das vísceras. O seu sabor também é bem suave e possui uma textura mais específica quando comparada a do panga.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade