Publicidade

Estado de Minas ALIMENTAÇÃO

Cinco passos para ter uma horta caseira

Comece pelos temperos mais simples. Orégano, pimenta, manjericão e salsinha são fáceis de cuidar e rendem boa safra


postado em 08/05/2019 10:11 / atualizado em 08/05/2019 14:37

Maria Tereza Nolli, dona do ateliê de plantas Verde-si:
Maria Tereza Nolli, dona do ateliê de plantas Verde-si: "Manjericão, pimentas e hortelã, são ótimas opções para a horta caseira" (foto: Verde-si/Divulgação)
Manjericão, hortelã, orégano, pimentas perfumadas. Você já pensou em cozinhar usando temperos naturais cultivados em casa? O sabor e o aroma dos alimentos se transformam com as ervas frescas. O cultivo natural, sem o uso de agrotóxicos é outro ponto positivo, isso sem falar na boa energia que as plantas trazem para o ambiente, não é mesmo? Cultivar uma horta caseira em pequenos espaços, seja em vasos de cerâmica, ou em mini-canteiros, pode render uma boa colheita. O trabalho é simples e prazeroso, para alguns até terapêutico. Para quem vai começar, algumas espécies de temperos são mais recomendadas, por serem resistentes às doenças e não demandarem muitas horas de sol. Podem ser cultivadas no apartamento mesmo ou em pequenos jardins e quintais.
 
Temperos para pequenos espaços
 
"O manjericão é um tipo de planta ideal para se manter em uma horta em casa, é muito útil na cozinha e não precisa de tantos cuidados", explica Maria Tereza Nolli, dona do ateliê de plantas Verde-si, no bairro Belvedere, em BH. Ela cita também a hortelã como ótima opção. Versátil, a folha perfumada é usada também para os chás, em dias frios e quentes. As pimentas, o orégano e a salsa suportam ambientes com menos sol e um pouco de sombra, o que é comum em apartamentos.

Sol e luz

Essa é uma dica de ouro. As ervas precisam de algumas horas de luz solar por dia, e nos momentos sem sol, garanta que tenha muita luminosidade no espaço escolhido para o plantio. Atenção! "Hortaliças precisam de mais tempo de pleno sol que as ervas, até seis horas por dia, o que torna seu cultivo complicado em áreas onde não há essa disponibilidade", alerta Maria Tereza Nolli.

Terra e água

Comece o seu plantio investindo em uma terra de boa qualidade. A manutenção pode ser feita com o uso de adubo simples: "uma vez ao mês, revire a terra com adubo de minhoca, encontrado em casas de agropecuária", explica Tereza Nolli. A quantidade de água também é essencial. Regue uma vez ao dia, com moderação, mas não encharque a terra. Quando ela estiver molhada, com a tonalidade mais escura por cima, é sinal de que a quantidade de água está suficiente.

Pragas e doenças

Cheque se não há folhas machucadas ou com sinais de que há pragas. Caso tenha, pode ser feita a catação manual. Se o problema não for resolvido, use inseticidas naturais. Em uma garrafa ou vasilha despeje 500 ml de água e 10 gramas de sabão de coco, com um pouco de fumo de corda. Deixe curtir por aproximadamente dois dias. Depois, em meio litro de água, coloque 100 ml da calda de fumo e sabão, misture bem, coloque em um borrifador e aplique nas plantas.

Colheita

O tempo, do plantio à colheita, varia entre as espécies. No caso do manjericão, por exemplo, a germinação acontece no período de 5 a 15 dias.  Assim que cresce, terá folhas frescas desde o início do verão até meados do outono, e algumas vezes até um pouco mais tarde. No caso do orégano, a germinação das sementes geralmente ocorre em duas semanas. As pimentas produzem em aproximadamente 50 a 55 dias após a floração e costumam ter alta produtividade. 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade