Publicidade

Estado de Minas GASTRÔ

Última chance para aproveitar o Botecar

Público tem até este sábado (11) para experimentar os petiscos que homenageiam o Congado


postado em 09/05/2019 17:44

A chef Bethânia França com seu marido, o Bazin: campeões da última edição. Foto: Violeta Andrada.(foto: Violeta Andrada)
A chef Bethânia França com seu marido, o Bazin: campeões da última edição. Foto: Violeta Andrada. (foto: Violeta Andrada)
Os 30 dias de festa do Botecar estão chegando ao fim. O festival se encerra no próximo sábado, mas ainda dá tempo de experimentar um dos petiscos dos 35 bares participantes. As receitas desta edição foram inspiradas no Congado, combinando cores, temperos e sabores característicos do continente africano. 

O Congado é uma festa de origem africana que homenageia a Coroação do Rei do Congo e a Nossa Senhora do Rosário. Durante as festividades, ruas de cidades do interior do estado são tomadas por tambores, cortejos e cavalgadas. Moradores oferecem aos participantes quitandas feitas com ingredientes característicos do Congado, como banana-da-terra, farinha, taioba, rapadura e canjiquinha.

 
A chef Bethânia França, do Bazin Bar, foi campeã do Botecar em 2018. Mas, segundo ela, não vai ser fácil ganhar o título de novo. "É difícil falar em bi porque os bares estão vindo muito bem. Todos os tira-gostos são surpreendentes e bem adequados ao tema", diz a chef. O Bazin concorre com a marujada, uma barriga suína assada com moranga e acompanhada de vinagrete de jiló e geléia de pimenta com gengibre. "O público entendeu bem a proposta, se surpreendendo com esses ingredientes que eram desprezados na época da escravidão, como a moranga e o jiló". Bom apetite. 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade