Publicidade

Estado de Minas GASTRÔ

Conheça a lentilha rosa, que está se popularizando em Belo Horizonte

Comum na culinária árabe, o ingrediente ganhou fama porque, supostamente, ajuda a emagrecer


postado em 07/07/2019 22:45 / atualizado em 07/07/2019 22:49

A lentilha rosa também é chamada de lentilha vermelha por alguns(foto: Pixabay)
A lentilha rosa também é chamada de lentilha vermelha por alguns (foto: Pixabay)
Muito usada nas cozinhas orientais, a lentilha rosa, também chamada de lentilha vermelha, é um ingrediente que está começando a colorir os empórios de Belo Horizonte. Apesar de atrair olhares, não é só a cor da leguminosa não que está atraindo a atenção dos clientes. 

O que acontece é que alguns nutricionistas começaram a recomendar este tipo da leguminosa dizendo que o alimento possui mais proteína do que a lentilha comum, além de ajudar a emagrecer. Mas será que é verdade?

Sabrina Fabrini, professora de nutrição do UniBH, explica que isso é verdade, porém não é exclusividade da lentilha rosa. "Todas as lentilhas são ricas em fibra solúvel, que forma uma espécie de gel no estômago dando uma sensação de saciedade e ajudando no processo de digestão. Além disso, o vegetal também é rico em vitaminas e minerais necessários para manter a saúde em dia", diz a nutricionista.

Ainda segundo ela, informações do banco de dados do Departamento de Agricultura dos EUA mostram que 100 g da lentilha rosa crua apresentam 23,91 g de proteína, e a mesma quantidade da lentilha comum possui 24,91 g, ou seja, ambas têm, praticamente, o mesmo valor nutricional.

Apesar de pouco conhecida, a leguminosa de cor rosa não é bem uma novidade no mercado brasileiro. "O que acontece é que lentilha parda é a que se adaptou melhor e foi incorporada aos nossos cardápios", esclarece Gilberto Simeone, professor de nutrição da UFMG.

Em BH é possível encontrar a lentilha rosa em estabelecimentos como PC Farinhas, Empório Grão e Empório Terra. O preço por quilo varia entre R$14,50 e R$31,80.

culinária indiana possui um prato bem popular que usa a lentilha rosa como base. Se trata do "Dahl", um tipo de guisado que leva, ainda, tomategengibrecoentroaçafrão cominho em pó. É necessário atenção na hora de fazer a receita porque, ao contrário da lentilha parda, a lentilha rosa não é vendida com pele e, por isso, o seu processo de cozimento é muito mais rápido, variando entre 15 e 20 minutos.

Confira a receita do Dahl

Ingredientes

  • 200 gramas de lentilha rosa

  • 2 cebolas

  • 2 tomates

  • 2 dentes de alho

  • 3 rodelas de gengibre

  • 2 colheres de sopa coentro

  • 1 colher de sopa de azeite de oliva

  • 1 colher de sobremesa de cominho

  • 1 colher de sobremesa de açafrão-da-terra

  • 1 colher de sopa de masala

  • sal e pimenta a gosto

Instruções

  • Deixar a lentilha de molho por pelo menos 8 horas. Levar em uma panela em fogo baixo com 200ml de água e cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 15 minutos

  • Enquanto isso, numa frigideira, refogar a cebola no azeite até dourar. Acrescentar os temperos secos e o alho e gengibre picados ou espremidos. Refogar por cerca de 3 minutos e adicionar o tomate picado. Deixar dourando por mais 4 minutos e finalizar com sal e o coentro

  • Assim que estiver cozida a lentilha rosa, misturar o refogado na panela e está pronto para servir. Salpicar pimenta, masala e coentro a gosto

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade