Publicidade

Estado de Minas TESTE CEGO

Saiba quais são as melhores cervejas artesanais mineiras Pale Ale

Mais uma vez, Encontro Gastrô convidou sommeliers para um teste cego onde foram avaliados dez rótulos produzidos no estado


postado em 11/09/2019 16:27 / atualizado em 12/09/2019 15:05

(foto: Violeta Andrada/Encontro)
(foto: Violeta Andrada/Encontro)
O universo das cervejas artesanais tem cerca de 150 estilos. São muitas, portanto, as variações da união de água, malte e lúpulo. Um deleite para os cervejeiros. Quem está começando a desbravar os estilos, geralmente, prefere as que oferecem menos teor alcoólico e lúpulo, ou seja, menos amargas. Dessa forma, é possível enxergar os estilos também como níveis para os bebedores, que podem ser divididos entre iniciantes, intermediários e avançados. Nesta edição de Encontro Gastrô, resolvemos desbravar e testar o estilo Pale Ale das marcas mineiras. Aliás, se você ainda não ingressou nesse universo, saiba que as cervejas Pale Ale representam uma interessante largada - e sem precisar fazer cara feia.

O mestre cervejeiro Carlos Faria Vasconcelos considera as Pale Ale "cervejas do dia a dia", portanto, uma bebida que pode ser consumida a qualquer hora ou ocasião. O que caracteriza uma boa Pale Ale, conforme o especialista, é o equilíbrio entre malte e lúpulo. Além disso, os mestres cervejeiros apreciam o estilo para fazer experimentos com algumas frutas na receita. "Não deixa de ser uma boa pedida para quem deseja começar a beber cervejas artesanais", diz Carlos, coordenador do curso de sommelier de cervejas da Associação Brasileira de Sommelier (ABS Minas).

Há pouco mais de 10 anos, Minas Gerais começou a mergulhar de cabeça no cenário da cerveja artesanal. E o estado não vem fazendo feio. De acordo como Anuário da Cerveja do Brasil, divulgado neste ano pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o estado possui 115 cervejarias registradas, sendo o terceiro no ranking nacional. Minas só fica atrás do Rio Grande do Sul, com 186, e São Paulo, com 165. O estudo mostrou ainda que houve aumento de 30% de cervejarias por aqui, em 2018, em comparação com o ano anterior.

Minas também vem sendo bem representada nos principais concursos do país e do mundo. No World Beer Awards, em agosto, no Reino Unido, conhecido como o "Oscar da cerveja", a mineira Capapreta, com seu estilo English Pale Ale, ganhou como a melhor do mundo. A Backer, em março, já havia também conquistado a medalha de ouro no Concurso Brasileiro de Cervejas, em Blumenau (SC), uma das premiações mais almejadas do país.

Agora, chegou a vez de saber como andam as nossas cervejas no estilo Pale Ale. Fizemos um levantamento sobre os principais rótulos do estado e que, consequentemente, podem ser encontrados em supermercados ou distribuidoras. Em seguida, solicitamos a 10 cervejarias mineiras que nos enviassem duas garrafas de vidro de cada rótulo do estilo. Antes do teste, as garrafas foram embrulhadas e numeradas de 1 a 10.

Participaram do teste cego os jurados Rafael Reis, Jaqueline Oliveira, Carlos Henrique Vasconcelos e Luiz Guilherme Gomes (confira breve currículo na página 44). Os 10 rótulos foram avaliados sob os seguintes critérios: visual (aparência e limpidez; cor e espuma); olfativo (complexidade e intensidade); gustativo (equilíbrio, corpo, complexidade e retrogosto) e Adequação ao estilo. Confira nas páginas seguintes as cervejas avaliadas e as que subiram no pódio das "Melhores Pale Ale Mineiras".

Conheça os sommerliers de cerveja que participaram do teste cego de Encontro e escolheram os melhores rótulos mineiros de Pale Ale (clique no canto superior direito da imagem para ampliá-la):

(foto: Violeta Andrada/Encontro)
(foto: Violeta Andrada/Encontro)

Saiba quais são as melhores cervejas artesanais mineiras Pale Ale eleitas por Encontro Gastrô - O melhor da cidade 2019 (clique no canto superior direito da imagem para ampliá-la):

(foto: Violeta Andrada/Encontro)
(foto: Violeta Andrada/Encontro)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade