Publicidade

Estado de Minas CAFEICULTURA

BH sediará o maior evento de café do Brasil

Semana Internacional do Café (SIC) será realizada de 20 a 22 de novembro no Expominas


postado em 19/11/2019 14:06 / atualizado em 19/11/2019 15:04

Em 2018, A SIC reuniu 160 expositores, que atraíram 20 mil profissionais e interessados(foto: Semana Internacional do Café/Divulgação)
Em 2018, A SIC reuniu 160 expositores, que atraíram 20 mil profissionais e interessados (foto: Semana Internacional do Café/Divulgação)
Está chegando a Semana Internacional do Café! De 20 a 22 de novembro, Belo Horizonte sediará, pela sétima vez, o maior evento do Brasil – e um dos maiores do mundo – do setor cafeeiro. Realizado no Expominas, o evento promove o encontro de cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias, e apreciadores do produto.

São mais de 130 opções entre seminários, palestras, campeonatos, aulas, premiações, cursos, exposições, cupping (provas) e workshops relacionados ao universo do café. Um dos momentos mais esperados é o concurso Coffee of the Year 2019, que elegerá os melhores cafés arábica e canéfora do Brasil por meio de voto popular e da avaliação profissional de juízes nacionais.

Para quem quer abrir uma cafeteria, o espaço Cafeteria Modelo simulará a experiência de abrir seu próprio negócio de café. Lá, serão oferecidas oficinas práticas com profissionais sobre como montar uma cafeteria; curso de torra e degustação; e abordará os diferentes métodos de preparo da bebida.

Na quinta-feira (21 de novembro), a marca Nespresso homenageará produtores que se destacaram nos quinze anos do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável(foto: Selva Bezerra/Nespresso/Divulgação)
Na quinta-feira (21 de novembro), a marca Nespresso homenageará produtores que se destacaram nos quinze anos do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável (foto: Selva Bezerra/Nespresso/Divulgação)
Proprietários de restaurantes, hotéis e padarias também podem se interessar. No primeiro dia, será oferecida uma palestra sobre o perfil de consumo nesses estabelecimentos e como trabalhar o café no food service.

Na quinta-feira, a marca suíça, Nespresso, homenageará produtores que se destacaram nos quinze anos do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável. Isso será feito durante uma mesa-redonda que discutirá questões de sustentabilidade no setor e apresentará como funciona o programa.

No último dia, a manhã é das mulheres. Nela, será realizado um café da manhã para comemorar o nono encontro da IWCA, Aliança Internacional das Mulheres do Café. Além disso, dois painéis discutirão a perspectiva do comprador sobre a comercialização de cafés produzidos por mulheres, e a equidade de gênero no setor.

Quase todas as atividades são gratuitas, com exceção do café da manhã, que custa 20 reais por pessoa. Confira a programação completa no site do evento. Para participar, é necessário fazer o credenciamento. Visitantes profissionais e internacionais podem participar gratuitamente por meio de seus CNPJ. Produtores rurais também podem. Basta  inserir o código de produtor rural ou DAP. Visitantes sem CNPJ pagam 30 reais pelos três dias de evento.

Semana Internacional do Café 2019
Data: 20 a 22 de novembro
Onde: Expominas
Endereço: Av. Amazonas 6.200, Gameleira, Belo Horizonte
Programação e credenciamentosemanainternacionaldocafe.com.br/br/

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade