Publicidade

Estado de Minas GASTRONOMIA

Projeto Fartura lança websérie sobre festa junina de Campina Grande, na Paraíba

O conteúdo digital é resultado de uma expedição que explorou as delícias do agreste paraibano


postado em 22/06/2021 14:48 / atualizado em 22/06/2021 14:57

(foto: Fartura/Divulgação)
(foto: Fartura/Divulgação)
A plataforma gastronômica Projeto Fartura - Gastronomia do Brasil lança uma websérie de sete episódios sobre a festa junina da cidade de Campina Grande (PB), reconhecida como "maior São João do mundo".

Siga a Encontro no Twitter @encontrobh

O conteúdo é baseado eu uma expedição, realizada em maio deste ano, onde a equipe do Fartura visitou o agreste paraibano com o objetivo de documentar e divulgar o que fez da região a casa do famoso evento junino. Os episódios serão publicados no YouTube do Fartura, do dia 23 ao dia 29 de junho, sempre às 20h.

Sob o comando da curadora gastronômica Carolina Daher, e seguindo todos os protocolos sanitários, a equipe contou com valiosas participações. Entre elas, o chef Onildo Rocha, Cumpade João, Dona Lia, Bethoven Picuí e Nalva do Nascimento. Além de mostrar, por meio desses personagens e suas histórias, que o espírito junino e suas tradições continuam vivos, será uma oportunidade de trazer ao público uma festa de São João diferente, mas cheia de sabores e receitas diretamente de Campina Grande e região, onde ela é tão forte.

"Foi uma expedição marcada por muita emoção. Uma das coisas que me impressionou foi o quanto as pessoas estão carentes e saudosas de festejar, receber, abraçar. O paraibano é muito carinhoso e apaixonado pela terra. São orgulhosos de sua culinária, história e cultura. E dizem que nessa época, das festas juninas, eles arrastam ainda mais o sotaque, ficam mais paraibanos que nunca. É bonito de ver esse Brasil feito de pessoas que não desistem de acreditar em suas próprias raízes e tradições. A ideia dessa expedição é mostrar esse São João pessoal, marcado por histórias individuais. E mais, fazer com que todos nós, brasileiros, possamos matar um pouco de saudades da melhor época do ano", conta Carolina Daher.

Conteúdo

No episódio de abertura, os chefs Onildo Rocha e Cumpade João falam sobre Parque do Povo em Campina Grande, a fábrica de sonhos do paraibano. Lá eles contam sobre o impacto do evento não acontecer na cidade pelo segundo ano e o que ele representa para a comunidade.

Em seguida, no primeiro episódio, Cumpade João recebe a curadora com a simplicidade da vida na roça, ensina a escolher uma galinha gorda e, também, a diferença entre a caipira e a capoeira. Conta ainda, sobre a influência da colheita do milho nas festas de casamento que acontecem durante o período de São João, entre outros ensinamentos. E, é claro, dá a receita da galinha capoeira com farofa de bolão do Cumpade João.

Cachaça, rapadura e doces com furtas da região estão no último episódio, quando os expedicionários chegam em Areia. Eles passaram pelo Engenho Triunfo, Engenho Quati e Restaurante Vó Maria, que só trabalha com ingredientes de produtores locais. Lá, sua filha Lúcia, junto com sua neta Lucineide preparam o bolo de pé de moleque da Vó Maria.

Websérie Expedição Fartura - Saudades de São João
OndeCanal do Fartura no YouTube
Data: 23 a 29 de junho
Horário: 20h

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade