Publicidade

Estado de Minas ENOLOGIA

Saiba como harmonizar vinhos com o almoço do Dia dos Pais

O chef Rodrigo Fonseca, do premiado restaurante Taste-Vin, é quem dá as dicas


postado em 05/08/2021 23:58 / atualizado em 06/08/2021 00:00

O chef Rodrigo Fonseca(foto: Freepik)
O chef Rodrigo Fonseca (foto: Freepik)
O Dia dos Pais está chegando, e neste período em que voltamos a conseguir realizar pequenas reuniões familiares com segurança, a data fica ainda mais especial.  Para brindar o encontro, os vinhos não podem decepcionar. Por isso, conversamos com um entendedor do assunto! Confira a seguir as dicas do chef Rodrigo Fonseca, do Taste-Vin, colunista de vinhos de Encontro, para te ajudar a encontrar a melhor bebida para harmonizar com o cardápio do dia:

(foto: Samuel Gê/Encontro)
(foto: Samuel Gê/Encontro)
Entre os vinhos próprios para o início de qualquer celebração, Rodrigo aponta que sobressaem os verdes brancos, que ficam ótimos com saladas de folhas, pois são leves, de grande frescor, e têm frutuosidade pura. Hoje os melhores exemplares têm entre 11 e 13% de teor alcoólico, são safrados, podem ter gás, mas não excessivo, ou nem ter. Para o especialista, é fundamental escolher aqueles de safras bem recentes.

A refeição pode seguir por vários caminhos. Se o prato seguinte for mais substancioso, como um peixe com molho mais temperado, camarões ou até mesmo uma quiche de queijo, o cardápio pede por um vinho branco com personalidade mais marcante. A sugestão de Rodrigo é  um branco da região do Rhône. O local é muito mais conhecido pelos tintos, mas os brancos também evoluíram muito. A gama é grande, dos mais simples Côtes-du-Rhône, passando pelos Villages e Crus, chegando até aos excepcionais - em qualidade e preços - Châteauneuf-du-Pape, Condrieu ou Hermitage.

Para aves e massas, pode-se optar por um tinto mais delicado, e a uva Pinot Noir é a indicação. As origens podem ser diversas - a variedade 'viaja' bem - mas os destaques vêm da Borgonha e da Nova Zelândia, com o Chile um pouquinho atrás, mas com exemplares ótimos se bem escolhidos.

Se o cardápio do dia envolver churrasco ou uma boa carne vermelha, a recomendação é abrir um tinto mais poderoso. Uma boa alternativa é optar entre os clássicos - ocasião melhor não há. As regiões de Bordeaux, Rhône novamente, Piemonte, Toscana, Douro, Dão, Alentejo, Rioja, Maipo, Mendoza, Califórnia são as mais presentes - mas não as únicas clássicas - em nosso mercado. Os Rioja são especialmente recomendáveis para quem busca elegância com uma 'reserva' de potência.

Se ainda houver ânimo, não faltam opções de vinhos de sobremesa. Alguns vinhos são especialmente recomendáveis, por exemplo alguns moscatéis espumantes, de baixo teor alcoólico e sem açúcar excessivo. Neste caso, procurar pelos bons exemplares é essencial, e os preços são muito razoáveis.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade