Publicidade

Estado de Minas EVENTO

Com Claude Troisgrois, Inhotim recebe o primeiro evento do Fartura em 2022

De 29 de abril a 1º de maio, o museu será a casa de chefs de todas as regiões do Brasil com programação especial


postado em 21/04/2022 00:20 / atualizado em 21/04/2022 00:27

O chef Claude Troisgrois será um dos mediadores do evento do Fartura, no Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG)(foto: Inhotim - Marcelo Coelho/Divulgação; Claude Troisgrois/Zzn Peres/Divulgação)
O chef Claude Troisgrois será um dos mediadores do evento do Fartura, no Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG) (foto: Inhotim - Marcelo Coelho/Divulgação; Claude Troisgrois/Zzn Peres/Divulgação)
Em parceria com o Itamaraty, pela primeira vez a Plataforma Fartura Gastronomia faz um evento no Instituto Inhotim, em Brumadinho. O encontro terá a presença dos cinco embaixadores gastronômicos do Itamaraty: Morena Leite (Nordeste), Janaina Rueda (Sudeste), Manu Buffara (Sul), Saulo Jennings (Norte) e Paulo Machado (Centro-Oeste). Com mediação do chef Claude Troisgros e da pesquisadora de gastronomia Vani Perdosa, eles se reúnem para discutir a internacionalização da gastronomia brasileira e, é claro, cozinhar. "Estamos unindo grandes forças para este projeto, em torno da nossa maior missão que é disseminar a cultura gastronômica brasileira cada vez mais", afirma Rodrigo Ferraz, diretor da plataforma.

O Fartura Gastronomia conta, ainda, com a participação de chefs de Belo Horizonte e Brumadinho em cozinhas ao vivo, almoços, jantares, além de mercearia de produtores e apresentações artísticas.

O evento será aberto ao público, mediante acesso ao Inhotim e sujeito à lotação, de acordo com as normas vigentes do local. A programação será dividida da seguinte forma:

Espaço Igrejinha

Ao longo dos três dias, os chef embaixadores do Itamaraty realizam o Encontro Cultivar, com debates sobre a formação da identidade alimentar nacional e de como a culinária brasileira pode se expandir pelo mundo sem perder suas origens. Temas como a alma da gastronomia brasileira, identidade do povo, afeto, inclusão social, diversidade cultural, sustentabilidade e criatividade serão abordados. No sábado, o evento conta com a participação dos chefs Bruna Martins e Felipe Rameh representando Minas Gerais. Ao final será criado o Manifesto Maniba, que tem como propósito preservar e divulgar a gastronomia brasileira no mundo e será assinado por 200 chefs do país. Além de Morena Leite, Janaina Rueda, Manu Buffara, Saulo Jennings e Paulo Machado, acompanham esses grandes nomes chefs pupilos Romário dos Santos, Júlia Aguiar, Lucas Caslu, Ricardo Branches e Lucas Correia.

Cozinha ao Vivo

Além de discussões enriquecedoras, os chefs embaixadores farão o que sabem melhor: cozinhar. E o público poderá assistir as receitas ao vivo e consumir os pratos recém-saídos da panela. Será uma oportunidade de ver grandes nomes da gastronomia nacional em ação, junto a cozinheiros pupilos: 

  • Júlia Aguiar e Janaína Rueda: Cuscuz de porco com ora-pro-nóbis

  • Romário dos Santos e Morena Leite:  Carne de fumeiro com feijão verde e banana-da-terra servida com farofa de biju

  • Lucas Caslu e Paulo Machado: Combinação dos pratos Maria Isabel e Carreteiro

  • Ricardo Branches e Saulo Jennings: Arroz de pato no tucupi, jambu e quiabo

  • Lucas Correia e Manu Buffara: Quirera com siri, banana-da-terra e palmito

  • Cozinha ao Vivo assinada por Márcia Nunes, que traz os conhecimentos de sua mãe, Dona Lucinha, para as receitas. E também da cozinheira de Brumadinho Dona Gê, que vai preparar um tropeiro vegano

Menu Fartura

Os restaurantes do Instituto Inhotim – Tamboril e Oiticica – abrem as portas para os chefs convidados para intervenções gastronômicas. Durante os dias do evento, os locais terão sobremesas assinadas pelos participantes para que o público possa experimentar. A cidade de Brumadinho também participa do Fartura Gastronomia com oito restaurantes recebendo convidados para almoços e jantares. São eles: Juliana Duarte, Flávio Trombino, Caio Soter, Marcelo Pace, Henrique Gilberto, Cristóvão Laruça, André Paganini e Luiz Paulo Mairink. Os chefs belo-horizontinos levam sua gastronomia às casas: Vila da Lavanda, Bistrô Massa Demais, Rancho do Peixe, Curral Carnes e Empório, Restaurante Abóbora, Ateliê Abrahão, Rota V8 e Bistrô Mendes.

Mercearia Fartura

Neste espaço, 24 pequenos produtores, oito por dia, poderão mostrar ao público a cultura e riqueza gastronômica da região. Produtos como licores, quitandas, queijo de cabra, temperos, embutidos, pães de fermentação natural, doces e granolas, laticínios, mel, charcutaria, cogumelos, cafés, geleias e chutneys estarão disponíveis ao público. Tudo isso acompanhado de músicas ao vivo e djs convidados. E mais, tendo como cenário nada mais, nada menos que os jardins de Inhotim.

Fartura Gastronomia
Data: 29, 30 de abril e 1º de maio de 2022
Local: Instituto Inhotim, Brumadinho (MG)
Horário: das 10h às 17h
Mais informações no Instagram @farturabrasil ou no site farturabrasil.com.br

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade