Estado de Minas MERCADO

Jequitinhonha Alimentos expande atuação e chega a BH

Fundada em Capelinha, empresa firma parceria com cafeteria em Lourdes e projeta expansão na capital mineira


postado em 20/10/2025 11:09 / atualizado em 20/10/2025 11:15

Marca vê na expansão uma oportunidade de fortalecer seu nome em um mercado que valoriza tanto o café quanto a história por trás dele(foto: Davidson Rocha/Divulgação)
Marca vê na expansão uma oportunidade de fortalecer seu nome em um mercado que valoriza tanto o café quanto a história por trás dele (foto: Davidson Rocha/Divulgação)
A Jequitinhonha Alimentos, tradicional produtora de café fundada em Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, está ampliando sua presença e acaba de chegar ao mercado de Belo Horizonte. A empresa, que há quase três décadas atua em diferentes regiões de Minas, consolida um novo passo em sua trajetória com a primeira parceria na capital: a Grão e Graça Cafeteria, no bairro Lourdes, que já começou a comercializar seus produtos. Outras parcerias estão em negociação e devem ser anunciadas em breve.

Reconhecida por fornecer para grandes redes do varejo supermercadista, a marca vê na expansão uma oportunidade de fortalecer seu nome em um mercado que valoriza tanto o café quanto a história por trás dele. “A expansão para a capital representa um passo estratégico para ampliar sua presença no estado, com expectativa de que o novo mercado responda por cerca de 35% das vendas do grupo nos próximos três anos”, explica o CEO do grupo, Luiz Carlos Moreira Barbosa.

O movimento ocorre em um momento em que o café reafirma seu peso na economia mineira. Em 2024, as exportações do produto renderam US$ 7,9 bilhões, o equivalente a 46,1% do total exportado pelo agronegócio de Minas Gerais, segundo o Portal Agronegócio — superando até as receitas da mineração.

Para marcar a chegada a Belo Horizonte, a Jequitinhonha Alimentos apresenta quatro linhas de cafés — Tradicional, Superior, Gourmet e Especial — que representam diferentes estilos de consumo, do café cotidiano às experiências mais intensas de sabor.

De Capelinha, no norte do estado, a empresa construiu uma trajetória baseada na qualidade e na valorização do trabalho local. Hoje, seus produtos chegam a 340 cidades de Minas, nas regiões Norte, Leste e Centro-Oeste. O novo movimento reforça o desejo de unir tradição e inovação sem se afastar das origens.

A marca também acaba de lançar a Poema Café, criada sob a liderança da nova geração da família Barbosa, Gustavo e Vitor. A nova linha aposta em cafés gourmet e especiais, produzidos por pequenos cafeicultores da Chapada de Minas, e amplia a presença do grupo em lojas físicas, canais digitais e marketplaces.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação